Qualcomm poderá lançar Snapdragon 8 Gen 1 Plus mais cedo que o previsto

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 2 min

É sabido que a relação entre a Qualcomm e a Samsung Foundry não tem estado nos melhores dias, muito por culpa da baixa taxa de sucesso de produção (Yelds) dos actuais SoC (System-on-Chip) Snapdragon 8 Gen 1. Esta situação, segundo alguns rumores, poderá levar a Qualcomm a alterar o calendário de lançamentos, ou seja, poderemos ver o novo Snapdragon 8 Gen 1 Plus a ser lançado já durante o próximo mês de Maio, em vez do Junho, como inicialmente previsto.

Aparentemente esta situação está confirmada com o aparecimento do seu part number (referência de produto), que terá a designação SM8475. Como se isto não bastasse, este novo SoC não deverá ser produzido pela Samsung Foundry, como tem acontecido até então, mas sim pela TSMC, embora que utilize também um processo de fabrico de 4 nm, este tem-se revelado mais fiável.

Segundo números não oficiais, a TSMC está com um Yeld a rondar os 70%, face aos meros 35% que a Samsung Foundry está a obter, o que será o suficiente para esta mudança de fornecedor de chips. Caso a TSMC consiga manter estes resultados, é provável que a Qualcomm acabe por contratar a TSMC para o futuro Snapdragon 8 Gen 2, e outros modelos de segmentos de gama média e média alta.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version