Novos drivers AMD mudam de nome e recebem novas funcionalidades

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 4 min

A AMD lançou, oficialmente, os novos drivers (Adrenaline Edition 22.3.1), que eram anteriormente designados de AMD Radeon Software, mas que devido ao facto de permitirem gerir todos os componentes AMD existentes no sistema (como placa gráfica, processador e chipset), passam agora a ter uma designação mais global: AMD Software.

Para além das constantes actualizações a nível de correcção de bugs, de estabilidade e optimizações dos principais títulos, os novos controladores AMD Software: Adrenaline Edition 22.3.1 passam a incluir uma panóplia de funcionalidades, como as já conhecidas AMD FreeSync, AMD Radeon Boost e AMD FidelityFX Super Resolution (FSR).

AMD Radeon Super Resolution

Uma das novas tecnologias introduzidas com estes novos drivers é a tecnologia AMD Radeon Super Resolution, algo que recorre ao mesmo algoritmo utilizado pela tecnologia FSR, que tem como função permitir reduzir a resolução nativa do jogo, sem que isso tenha um impacto significativo na qualidade gráfica do mesmo, garantindo assim um incremento do desempenho do sistema.

Serão os próprios drivers que tentarão, através do já referido algoritmo da tecnologia FSR, tentar efectuar um “upscaling” da imagem para 4K, independentemente da resolução escolhida. Esta tecnologia será particularmente relevante pois não exige que os jogos sejam compatíveis com a tecnologia FSR, e será compatível com todas as placas gráficas da geração Radeon RX 5000 e RX 6000.

A tecnologia AMD Link também recebeu melhorias importantes, permitindo agora, desde que tenha uma boa ligação Wi-Fi em casa, utilizar o seu computador equipado com componentes AMD, para actuar como servidor, permitindo assim que os seus dispositivos móveis, Smart TV ou outro computador Windows com gráficos AMD Radeon possa correr os jogos instalados no computador principal, via stream.

Uma das grandes novidades desta tecnologia é a possibilidade de aceitar até quatro jogadores ligados ao mesmo PC em simultâneo, independentemente do tipo de dispositivo utilizado.

AMD FidelityFX Super Resolution

Apesar de já não ser uma novidade, a tecnologia FSR também irá receber melhorias, não só em termos do aumento significativo da lista de jogos já compatíveis com a mesma (mais de 80 desde o seu lançamento), como também em termos de eficiência e desempenho. Estas melhorias, no entanto, não estarão disponíveis para já, estando prevista a sua chegada só para o segundo trimestre de 2022.

Designado de FSR 2.0, esta nova tecnologia permitirá incorporar diversas tecnologias para a melhoria dos gráficos em todas as resoluções e modos de imagem, o que será particularmente útil para permitir tirar partido, finalmente, de processamento de imagem em Ray Tracing (RT) em hardware AMD, sem que a placa gráfica precise de ter módulos de processamento de inteligência artificial por hardware dedicado.

Um exemplo que a AMD divulgou foi no jogo Deathloop, ao comparar os gráficos do jogo a uma resolução 4K nativa com RT, face a uma versão usando FSR 1.0 e FSR 2.0, com ambos a usarem RT em modo de imagem Quality, onde é notória a melhoria em termos de qualidade de imagem na nova variante FSR 2.0.

Mesmo utilizando o modo de imagem Performance, os gráficos reproduzidos na imagem não sofrem uma degradação tão significativa quanto acontece com o actual modo FSR 1.0, o que permitirá aumentar significativamente o desempenho dos jogos compatíveis, sem perda significativa da qualidade de imagem.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version