Nova demonstração do Unity mostra um ser humano digital realista renderizado em tempo real

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min
Enemies – real-time cinematic teaser | Unity

Como se pode ver pelo vídeo acima, chamado ‘Enemies’ feito com o motor gráfico Unity, os gráficos digitais em 3D progrediram muitíssimo desde os primórdios do 3D nos anos 90. Para além do ser humano, que parece real, também se percebe a qualidade do ambiente e das animações, que dão uma ideia de como serão os jogos no futuro.

Este vídeo foi baseado num outro, chamado The Heretic e foi criado para mostrar na conferência GDC 2022, promovida pela Nvidia, os avanços na tecnologia de criação e renderização de seres humanos digitais. Nesta demonstração, em que uma mulher joga xadrez numa sala que vai mudando de forma, é sublinhado o avanço nas tecnologias de renderização de olhos, cabelo e pele.

A demonstração foi construída com recurso às novas tecnologias High Definition Render Pipeline (HDRP), Adaptive Probe Volumes e Screen Space Global Illumination (SSGI), que estão incluídas no motor gráfico Unity. Também foram usadas outras tecnologias já existentes como ray tracing, DLSS e outras que não foram mencionadas.

A equipa de desenvolvimento, usou uma nova solução feita especialmente para a criação de cabelo no Unity. Esta solução é composta por três partes: a primeira é responsável pela modelação, aplicação de texturas e simulação. A segunda trabalha a forma como a iluminação da cena se reflecte no cabelo. A terceira parte é responsável pela renderização. Este componente faz a renderização e é capaz de gerar fios muito finos sem aliasing.

Algumas destas funcionalidades vão estar disponíveis no Unity 2021.2 e as restantes serão incluídas nas versões 2022.1 ou 2022.2. As novas tecnologias relacionadas com a construção e renderização de cabelo que aparecem em Enemies, vão ser incluídas no Digital Human Package 2.0 do Unity, que deve ser lançado dentro de um ou dois meses. O sistema de modelação de cabelos será também lançado no GitHub.

Quem quiser saber mais acerca desta demonstração, pode ver gratuitamente a conferência “The making of Unity’s latest flagship demo” que se vai realizar durante o GTC no dia 24 de Março às 14H GMT.

Etiquetas:
Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version