Microsoft acrescenta mais dois idiomas ao seu tradutor

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 2 min

Normalmente, os idiomas menos comuns são quase sempre ignorados nas aplicações de tradução automática. Mas a Microsoft está a fazer um esforço para trazer as línguas menos faladas para a sua aplicação de tradução. As duas línguas mais recentes que chegaram ao Microsoft Translator foram o Somali e o Zulu.

O artigo publicado no blogue da Microsoft, que anuncia a inclusão dos novos idiomas, tem um pouco de trívia para que os utilizadores aprendam um pouco das duas novas línguas.

“O Zulu é falado por 12 milhões de pessoas na África do Sul e países vizinhos. O idioma Zulu pertence à família de línguas Bantu, a que também pertencem idiomas como o Suaíli e Xhosa e é um dos 11 idiomas oficias da África do Sul”.

Quanto ao Somali, a Microsoft também dá alguma informação: “O idioma Somali é usado em todo o Corno de África, por mais de 21 milhões de pessoas na Somália, Somalilândia, Etiópia, Djibuti e no norte do Quénia. Esta língua pertence ao ramo Cuchítico da família de línguas afro-asiáticas e relaciona-se com outros idiomas, como Oromo, Afar e Hadiyya”.

Os melhoramentos ao tradutor da Microsoft são o resultado da aposta da empresa no sistema de inteligência artificial do serviço Azure.

Etiquetas:
Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version