Demonstração de Forspoken mostra potencial da API DirectStorage

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min
The Technologies of FORSPOKEN

Este mês, a Microsoft lançou a primeira versão da API DirectStorage. A empresa diz que esta tecnologia vai trazer aos PC com drives SSD NVMe, os mesmos benefícios nos tempos de carregamento dos jogos, que já existem consolas Xbox Series X e Xbox Series S.

Especificamente, a tecnologia DirectStorage tira partido do paralelismo interno dos dispositivos de armazenagem modernos, para permitir tempos de carregamento muito mais reduzidos, transições suaves entre cenas e níveis, mundos de jogo mais detalhados e até funcionalidades presentes nas consolas, como o Quick Resume. Esta funcionalidade, permite colocar a consola em suspensão e quando o utilizador a volta a ligar pode começar logo a jogar no local em que estava, sem ter de esperar que o jogo carregue.

A Luminous Productions mostrou no GDC 2022, as diferenças entre um jogo para PC com e sem DirectStorage recorrendo a Forspoken, que será um dos primeiros títulos a usar esta tecnologia. Segundo o director técnico da empresa, Teppei Ono, algumas cenas do novo jogo podem ser carregadas apenas num segundo em sistemas com drives SSD NVMe que sejam capazes de atingir taxas de transferência de dados acima dos 5000 MB por segundo. Já em sistemas com SSD SATA, os ganhos de velocidade de carregamento com a tecnologia DirectStorage não são significativos, quando se compara com a utilização da API Win32. Nos sistemas com discos mecânicos também não há melhorias, mas tudo pode mudar no futuro.

Ono diz que se estão apenas a dar os primeiros passos, e que os melhoramentos que se podem ver em Forspoken são modestos, em relação ao potencial que a API DirectStorage demonstra ter. A razão é a Luminous Productions estar apenas está a remover uma das limitações de velocidade existentes hoje em dia. No futuro, também será preciso remover, ou minimizar, as limitações de velocidade que não relacionadas com o Input/Output do CPU.

A Microsoft também está a trabalhar em melhoramentos nas funcionalidades de descompressão de dados pelo GPU, para optimizar o streaming de elementos dos jogos. Isto vai obrigar também a optimizar vários componentes no sistema operativo Windows 11. A DirectStorage também vai chegar a quem tem Windows 10, mas apenas sob a forma de optimizações da API Win32. Isto quer dizer que, quem quiser tirar todo o partido da DirectStorage terá necessariamente de actualizar o sistema operativo para o Windows 11.

Ono também falou de outras tecnologias usadas em Forspoken, como a FidelityFX Super Resolution 2.0 da AMD. Esta tecnologia é semelhante à DLSS da Nvidia e serve para fazer o upscaling das texturas usadas nos modelos 3D nos jogos. Esta tecnologia também vai chegar às placas gráficas da Nvidia e às consolas Xbox.

O Forspoken será lançado a 11 de Outubro para PC e PlayStation 5.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version