AMD promete resolver novos problemas de desempenho dos processadores Ryzen no Windows

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 2 min

Se tem uma máquina Windows 10 ou Windows 11 com processador Ryzen e tem notado que, por vezes, o computador fica mais lento ou que os programas demoram mais a arrancar, a AMD diz que esses novos problemas têm a ver com os módulos firmware Trusted Platform Module (fTPM), que estão na BIOS das motherboards para os processadores Ryzen.

No ano passado, a Microsoft anunciou que seriam necessários chips TPM 2.0 para se conseguir instalar o Windows 11. Estes chips servem como um sistema de encriptação por hardware, autenticando as transacções na memória que são feitas pelo Windows em segundo plano. A AMD descobriu que alguns sistemas com processadores Ryzen podem ter um desempenho intermitente nas transacções na memória flash SPI (SPIROM) que está na motherboard e isto faz com que o desempenho caia até que a transacção se complete.

A AMD anunciou que está a trabalhar para resolver o problema e divulgou uma forma de mitigar este problema. O utilizador pode mudar de um fTPM para um módulo TPM que é instalado através de uma ligação própria na motherboard (dTPM). Claro que, como é um módulo que não está presente na motherboard, o utilizador terá de o comprar. O preço médio destes módulos anda pelos 40 euros na Amazon Espanha, mas o custo final depende muito da marca escolhida.

O utilizador também terá de desligar a funcionalidade Bitlocker antes de mudar de um fTPM para um dTPM, se estiver ligada.

A alternativa será esperar que a AMD resolva o problema, o que não deve acontecer antes de Maio. A resolução será distribuída pelos fabricantes de motherboard e de PC, sob a forma de uma actualização para a BIOS.

Este não é o primeiro problema de desempenho relacionado com CPU AMD e com as versões mais recentes do Windows. No ano passado, a AMD e a Microsoft foram obrigadas a resolver vários problemas que afectaram a velocidade dos computadores com processadores Ryzen e Windows 11.

Etiquetas:
Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version