Será necessário ter 8 GB de RAM e um SSD para usar apps Android no Windows 11

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 2 min

Desde o lançamento do Windows 11 no ano passado que os utilizadores estão à espera da prometida possibilidade de se poderem usar aplicações Android no PC. Na semana passada, esta funcionalidade foi lançada, apenas nos EUA, e já estão disponíveis mais de 1000 aplicações que estão na appstore da Amazon. Também já possível fazer a instalação directa (sideload) de apk.

No guia de utilização desta funcionalidade, a Microsoft faz referência a um conjunto de requisitos mínimos de hardware que, à partida, podem parecer algo exigentes, mas que, no entanto, fazem sentido se se considerar que muitas destas apps serão executadas fora do ambiente em que foram desenvolvidas.

Os requisitos mais importantes são a necessidade de se ter, pelo menos, 8 GB de memória RAM (de preferência 16 GB), uma drive SSD e a funcionalidade de funcionalidade do computador ligada. O Windows 11 necessita apenas de 4 GB de RAM para funcionar e pode ser executado a partir de um disco mecânico.

Contudo, as apps Android não foram pensadas para serem executadas em computadores pessoais e não estão a funcionar nativamente no Windows. As funcionalidades de virtualização e emulação do Android acrescentam mais requisitos de hardware, o que explica a necessidade para 8 Gb de RAM. Quanto à necessidade para um SSD, as apps Android também foram desenhadas para serem executadas a partir de um sistema de armazenamento que usa memória flash, por isso os discos mecânicos são lentos demais.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version