O Sony Walkman está morto? Não. Mas agora é para audiófilos

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

Quando, no final dos anos 70 do século XX, a Sony lançou o primeiro leitor de cassetes portátil Walkman, iniciou uma revolução que se sente ainda hoje, 43 anos depois. Pelo meio, a empresa ainda lançou outros dispositivos de reprodução de som móveis como o CD Walkman e o Minidisk Walkman. Mas foi o original que ficou na memória dos que viveram esses tempos. Agora, cerca de 4 anos depois do lançamento dos últimos leitores de media digitais Walkman, a Sony acaba de apresentar dois novos modelos: o Signature Series NW-WM1ZM2 e o Walkman NW-WM1AM2.

Ao contrário dos originais, que se destinavam a um público mais generalizado, os novos Signature Series NW-WM1ZM2 e o Walkman NW-WM1AM2 são máquinas destinadas a audiófilos, com componentes que são expoente máximo da tecnologia da Sony e com um preço a condizer.

O NW-WM1ZM2 tem um chassis de cobre isento de oxigénio (OFC), banhado a ouro, com 99,99% de pureza (4N). Isto oferece uma massa digital mais forte e uma rigidez mais elevada. Já o NW-WM1AM2 utiliza uma estrutura de liga de alumínio que permite oferecer uma caixa extremamente rígida, que resiste ao ruído eléctrico e a outras interferências.

No que respeita aos componentes principais, o NW-WM1ZM2 e o NW-WM1AM2 integram ambos um DSD Remastering Engine, onde o áudio PCM (Pulse Code Modulation) é reamostrado para 11,2 MHz DSD (Direct Stream Digital). Estes dois novos Walkman também incluem uma funcionalidade de “upscaling” da resolução dos ficheiros de música comprimidos em tempo real, com a tecnologia DSEE Ultimate. 

O ecrã táctil dos dois modelos é de 5″ (12,7 cm) e, segundo a Sony, a bateria destes Walkman oferece uma autonomia de 40 horas de reprodução ininterrupta de Áudio de Alta Resolução 96 kHz FLAC. A ligação para o carregamento da bateria a transferência de ficheiros é USB Type-C. A memória de armazenamento interno do  NW-WM1ZM2 oferece 256 GB de memória integrada e uma ranhura para cartões microSD, enquanto que o NW-WM1AM2 oferece 128 GB de memória integrada e uma ranhura para cartões microSD.

O NW-WM1ZM2 e o NW-WM1AM2, são compatíveis com Wi-Fi e têm o sistema Android 11. O utilizador pode ouvir música a partir dos seus serviços de transferência e streaming de música preferidos ou ligar-se a um PC para transferir músicas e listas de reprodução das suas bibliotecas pessoais.

O NW-WM1ZM2 e NW-WM1AM2 estarão disponíveis a partir de Abril de 2022, a um preço aproximado de 3700 € e 1400 €, respectivamente.

Etiquetas:
Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version