Novo utilitário promete remover limitador de velocidade de mineração de criptomoeda das placas gráficas Nvidia

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 2 min
Imagem Sergey - Github

Em breve vai estar disponível uma nova ferramenta que supostamente consegue eliminar o limitador de velocidade de cálculo durante a mineração de criptomoeda, chamada NVIDIA RTX LHR v2 Unlocker. Este utilitário é descrito como um modificador da BIOS da placa gráfica “simples, intuitivo e que não precisa de conhecimentos técnicos avançados”.

Segundo quem o desenvolveu, o utilitário funciona com as seguintes placas gráficas:

GeForce RTX 3080 Ti: até 115 MH/s
GeForce RTX 3080 LHR: até 100 MH/s
GeForce RTX 3070 Ti: até 69 MH/s
GeForce RTX 3070 LHR: até 57 MH/s
GeForce RTX 3060 Ti LHR: até 61 MH/s
GeForce RTX 3060 LHR V2: até 49 MH/s

NVIDIA RTX A5000: até 110 MH/s
NVIDIA RTX A4500: Não foi medido
NVIDIA RTX A4000: até 67 MH/s
NVIDIA RTX A2000: até 46 MH/s

Apesar de estas serem, potencialmente, más notícias para quem quiser comprar uma destas gráficas a um preço mais baixo, várias pessoas que se dedicam à mineração de criptomoeda dizem que, mesmo com os limitadores a funcionarem, a utilização destas placas continua a ser rentável. Por isso, o limitador de velocidade de processamento é, essencialmente, irrelevante.

Apesar de ser afirmado que a utilização desta ferramenta é fácil, há várias condições que têm de estar satisfeitas para que funcione correctamente. Por exemplo, é necessário usar drivers especiais. Isto pode afastar quem se dedica a esta actividade ocasionalmente. Outro problema potencial é de segurança, porque não se sabe que alterações são feitas nos ficheiros.

O utilitário estará disponível no dia 26 de Fevereiro.

Etiquetas:
Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version