Microsoft testa marca de água em PC que não cumpram os requisitos do Windows 11

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

A Microsoft está neste momento a testar dois novos métodos para avisar os utilizadores do Windows 11 que podem estar a usar o sistema operativo em computadores que não cumprem os requisitos mínimos de hardware. As mais recentes versões de teste do Windows 11, têm uma marca de água no Ambiente de Trabalho e um aviso na página principal das Definições do sistema operativo.

Se a versão de teste for instalada num computador que não cumpra os requisitos de hardware, a marca de água diz “System requirements not met” e aparece ao pé da indicação da versão que é mostrada apenas nas versões de antevisão do Windows. Esta marca de água é semelhante à que aparece quando se está a usar um sistema operativo que não tenha sido activado. Estas alterações foram descobertas por um utilizador do Twitter com o nome de utilizador Albacore.

Não há indicação oficial que a Microsoft tenha planos para estender este aviso a todos os utilizadores. A empresa revelou recentemente que ia testar novas funcionalidades no Windows 11 que podem não chegar a todos os utilizadores. De qualquer forma, estes avisos são um sinal de que a Microsoft quer modificar a forma como o Windows 11 aparece quando está a ser executado em hardware que não cumpra os requisitos.

Os requisitos mínimos de hardware que a Microsoft impôs para se poder usar o Windows 11 têm gerado alguma controvérsia, principalmente no que respeita aos processadores. Oficialmente, o sistema operativo só pode ser usado em máquinas com processadores Intel de oitava geração Coffee Lake ou Zen+ e Zen 2 da AMD, ou mais recentes. Mais tarde, a própria Microsoft acabou por publicar alguns guias que mostram como se pode instalar o Windows em máquinas que não são suportadas.

Como é do conhecimento geral, a Microsoft usa avisos deste tipo quando se está a usar um Windows que não tenha sido activado. Mas não é tudo, algumas funcionalidades do sistema também são limitadas, como por exemplo os utilizadores são impedidos de usarem o modo escuro, personalizar o aspecto do sistema até que o Windows seja activado. Neste caso específico, não é aparente que a Microsoft esteja a aplicar limitações à utilização do sistema operativo.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version