ISEL e INESC TEC desenvolvem tecnologia que reconhece sinais de fadiga ao volante

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 1 min
©Olga Dudareva

Na linha de várias tecnologias que tivemos oportunidade de ver num evento da Bosch em Novembro de 2021, surge agora uma inovação para aplicar em automóveis, mas que para já será apenas introduzida em veículos pesados.

O AUTOMOTIVE (AUTOmatic multimodal drowsiness detecTion for smart VEhicles) é um projecto desenvolvido pelo INESC TEC, ISEL, CardioID Technologies e Cooperativa de Formação e Animação Cultural (COFAC), cujo objectivo é «detectar a fadiga dos condutores».

Segundo os investigadores destas instituições, o AUTOMOTIVE focou-se no «estudo e desenvolvimento de metodologias para monitorização do condutor, com particular ênfase na detecção de fadiga e sonolência, usando sensores no volante».

©INESC TEC | Neste sistema inteligente, o volante tem sensores que permitem avaliar o ritmo cardíaco do condutor.

Para avaliar a condição de fadiga do condutor, o sistema usa «várias fontes de informação, como vídeo ou sinais fisiológicos, que aprendem padrões pessoais únicos»; o passo seguinte é fazer com que o computador junte estes dados para fazer «detecções cada vez mais precisas».

O projecto AUTOMOTIVE teve um financiamento de 250 mil euros, atribuído pela União Europeia e com origem em fundos públicos nacionais.

Por: Ricardo Durand Editor
Seguir:
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo email rdurand@pcguia.fidemo.pt.
Exit mobile version