World Data League. A competição internacional de dados criada em Portugal foi distinguida pela Unesco

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 1 min
©Adam Nowakowski

O IRCAI (Centro Internacional de Pesquisa em Inteligência Artificial da UNESCO) colocou a World Data League num Top 100 que destacou os melhores ‘Projectos de Inteligência Artificial para o Desenvolvimento Sustentável’ a nível internacional.

A competição internacional de dados criada em Portugal por Leonid Kholkine, Miguel José Monteiro e Rui Mendes é mesmo o «único projecto português» nesta lista. Para o IRCAI, a World Data League merece o destaque por ser uma iniciativa que «contribui para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS)» ao criar uma «plataforma eficaz e impactante».

A presença nesta lista acontece menos de um ano depois de a World Data League ter sido criada – a primeira edição aconteceu entre Abril e Julho de 2021 e teve como tema ‘Cidades e Comunidades Sustentáveis’. Nesta competição, participaram «cinquenta equipas com cientistas de dados de 34 nacionalidades».

Esta ano, a primeira fase da World Data League começa em Março e as inscrições estão abertas até 31 de Janeiro. O tema deste ano, vem na linha do de 2021: ‘Data-Driven Cities’ (cidades “alimentadas” por dados, em tradução livre)

Por: Ricardo Durand Editor
Seguir:
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo email rdurand@pcguia.fidemo.pt.
Exit mobile version