Quadro ‘A Ronda Nocturna’ de Rembrandt pode ser visto online numa foto com 717 gigapixeis

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 2 min

Este quadro, chamado “A Ronda Nocturna”, foi pintado entre 1639 e 1642 por Rembrandt van Rijn e é considerado a obra-prima deste pintor holandês. O quadro tem mudado de sítio ao longo dos tempos, por causa de guerras ou de obras no museu, mas está em exibição no Rijksmuseum desde 1885, que agora publicou online esta fotografia com 717 gigapíxeis.

A equipa do museu usou uma câmara Hasselblad H6D 400 MS, com um sensor de 100 megapíxeis, para tirar 8439 fotografias individuais do quadro. De seguida, foi usado um software de edição com um sistema de inteligência artificial para juntar todas as fotografias numa única imagem com 717 mil milhões de píxeis, que ocupam 5,6 terabytes.

Esta imagem, é quatro vezes mais nítida que a fotografia que o museu publicou em Maio de 2020. É mesmo a maior imagem digital de uma obra de arte, batendo o recorde da fotografia panorâmica de Xangai, que tem “apenas” 195 gigapíxeis.

Segundo o museu, esta nova imagem vai permitir aos cientistas estudarem o quadro remotamente e controlar o processo de envelhecimento da pintura com mais detalhe.

A imagem pode ser vista gratuitamente no site do museu e se experimentar vai perceber que o nível detalhe é mesmo incrível.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version