Polícia Espanhola apreende quinta de mineração de criptomoedas ilegal

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 2 min

As autoridades espanholas da localidade de Santiponce, a norte de Sevilha, foram chamadas a intervir por ter sido descoberto um armazém que estaria a utilizar electricidade da rede local, de forma ilegal. Habitualmente este tipo de situação está associada à plantação de droga, como marijuana, mas as autoridades foram surpreendidos quando chegaram ao local e conseguiram entrar no armazém.

No seu interior encontraram uma “Farm” de mineração de criptomoedas, composta por 21 computadores ASIC de mineração de bitcoins, bem como de um sistema com várias placas gráficas EVGA da série GeForce RTX 30, a minerarem Ethereum. Segundo as autoridades, foram apreendidos equipamentos com um valor de mercado de cerca de 50 mil euros, que estaria a gerar cerca de 2500 euros de lucro diários.

Talvez a polícia espanhola não tenha noção dos preços, pois o custo dos equipamentos no mercado actual é bem superior aos referidos 50 mil euros, especialmente se tivermos em conta que só um computador ASIC (dos que aparecem no vídeo e nas fotografias) para minerar bitcoins ronda, no mínimo, cerca de 3000 euros, o que prefaz um total de 63 mil euros, e isto sem contar com as 5 EVGA GeForce RTX 3080, cada qual com um preço (actual) que ronda os 1500 euros.

 

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version