Nova AMD Radeon RX 6500 XT é uma placa a não comprar?

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 2 min

A nova AMD Radeon RX 6500 XT, que vem equipada com o GPU Navi 24, o primeiro processador gráfico dedicado fabricado a 6 nm, e que tem como função ser o modelo de entrada da arquitectura RDNA2 da AMD, foi oficialmente lançado, e para além de já estar disponível nas lojas (embora em quantidades muito limitadas), com preços que variam entre os 215,90 e os 325,90 euros, esta tem-se revelado como uma má compra para alguns, e péssima para outros.

Destinada a servir de evolução da sua antecessora, a Radeon RX 5500 XT, esta acabou por se revelar como inferior em praticamente todas as situações, muito por culpa das limitações aplicadas na mesma, como o barramento de memória de apenas 64-bits e a comunicação com o sistema PCIe 4.0 x4.

Ou seja, em termos de largura de banda dessa mesma comunicação, esta ligação PCIe x4 garante 8 GB/s quando utilizada num sistema actual, compatível com a norma PCIe 4.0, mas reduz drásticamente para metade, 4 GB/s, se for utilizada num sistema com interface PCIe 3.0. Isto significa que esta placa não deverá ser utilizada em computadores que utilizem chipsets AMD da série 400 ou inferior, e Intel da série 500 ou anterior.

Isto, de certa forma, vai contra a ideia do lançamento da própria placa, que é permitir que utilizadores com placas gráficas de gerações anteriores possam actualizar os seus sistemas para tirar partido de tecnologias de última geração, como Ray Tracing por hardware e FidelityFX Super Resolution.

TechSpot.com

Porém, como esta imagem demonstra, a nova Radeon RX 6500 XT, mesmo utilizando a interface PCIe 4.0, está ao nível da anterior Radeon RX 5500 XT, sendo igualmente mais lenta que a rival Nvidia GeForce GTX 1650 Super. Mais grave ainda, quando limitada a uma interface PCIe 3.0, o seu desempenho piora significativamente, ficando então ao nível de uma GeForce GTX 1650 e uma GTX 1050 Ti.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version