Motherboards Asus ROG Maximus Z690 Hero com problemas. Em Portugal não existem modelos afectados.

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 3 min

Uma das novas motherboards de topo da Asus, a ROG Maximus Z690 Hero (de 579 euros), a mesma que utilizámos para testar os novos processadores Intel Core de 12ª geração Alder Lake-S, estão a ter problemas um pouco por todo o mundo, devido a uma falha na soldadura de um condensador que gera erros na alimentação das memórias RAM, podendo mesmo chegar a queimar outros componentes electrónicos.

Este problema foi replicado por várias páginas de hardware, bem como por utilizadores que divulgaram os problemas com as suas motherboards no fórum da Asus ROG, onde algumas simplesmente reportavam o erro “53” do painel de diagnóstico, outras recusavam-se a ligar, e em casos mais extremos, dois MOSFET no circuito de alimentação das memórias RAM acabaram por arder.

Um popular YouTuber de hardware, Buildzoid, ao comparar fotografias de motherboards danificadas com motherboards sem problemas, identificou que um determinado condensador está soldado numa posição diferente nos modelos com problemas, ou seja, a sua polaridade está trocada, o que faz com que a gestão da corrente dos MOSFET afectados seja incorrecta, levando a que estes sobreaqueçam e acabem por derreter.

A Asus confirmou a existência deste problema em determinados lotes de motherboards, sendo estas identificadas pelo Part Number 90MB18E0-MVAAY0, e com números de série começados em MA, MB e MC. O número de série poderá ser confirmado na caixa da motherboard, ou no autocolante colocado na ficha ATX de 24 pins.

Outra forma simples de identificar se a motherboard tem problemas, é verificar a polaridade do condensador instalado entre os encaixes das memórias e o painel de diagnósticos LED (Q-Code Reader), ou seja, se este tiver a indicação “150” invertida, esta motherboard pertence ao lote dos modelos afectados. Se for um dos utilizadores afectados, deverá aceder à página criada para proceder à substituição da sua motherboard.

Contactámos a Asus Portugal relativamente a este problema, e foi-nos dito que nenhum dos lotes afectado foi comercializado na Europa, ou seja, em Portugal este problema não deverá existir.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version