Mercusys Halo H50G

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

Recebemos mais um kit para redes sem fios mesh, desta vez da Mercusys. Esta marca acaba de chegar a Portugal e por isso ainda não é muito conhecida, mas uma busca rápida no site revela um catálogo completo de material de rede, para ambientes domésticos e pequenos escritórios.

O kit Halo H50G da Mercusys está disponível com três pontos de acesso que têm uma forma engraçada: são pequenos cubos brancos, com o logótipo da marca em cima e um pequeno LED de um dos lados. Há ainda três portas RJ-45 Gigabit e a entrada para o transformador de corrente.

A construção não é das mais cuidadas, mas também não se pode dizer que estão mal construídos de todo. Esta impressão vem do facto de o plástico empregue parecer pouco sólido e os dispositivos serem algo leves, provavelmente porque não têm fontes de alimentação internas.

O Halo H50G permite a criação de redes sem fios até à norma 802.11ac ou Wi-Fi 5, com a configuração a ser simples: basta ligar um deles ao router e depois espalhar os outros dois pela casa, de forma a cobrir totalmente o espaço com sinal de rede.

Tal como noutros dispositivos deste tipo, toda a gestão é feita através de uma app para dispositivos móveis, que, além das tarefas de configuração e gestão tradicionais, também oferece a possibilidade de se definir QoS (Quality of Service – satisfazer as necessidades de largura de banda de determinados dispositivos de rede), controlos parentais ou criar uma rede separada para convidados.

Nos nossos testes em linha de vista, conseguimos cerca de 350 Mbps de velocidade de acesso à Internet, com uma ligação de 1 Gbps. Já sem linha de vista para o ponto de acesso, chegámos aos 260 Mbps. Para um kit que custa 119 euros não é nada mau, principalmente se virmos que são valores muito semelhantes aos que se conseguem com kits muito mais caros.


Distribuidor: Mercusys

Preço: €119,99


Ficha Técnica

Normas Wi-fi: IEEE 802.11 a/n/ac 5 GHz, IEEE 802.11 b/g/n 2.4 GHz
Segurança: WPA-PSK/WPA2-PSK
Ligações: 3 x RJ-45 gigabit
Dimensões: 88 × 88 × 88 mm


Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version