Intel vai desligar instruções AVX-512 em processadores Alder Lake via BIOS

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 1 min

Quando a Intel lançou a actual geração de processadores Core de 12ª geração, descobriu-se que as instruções AVX-512 só poderiam ser utilizadas em condições muito específicas, ou seja, só quando os núcleos E fossem desligados. Isto permitia assim que, em determinadas situações, o desempenho fosse superior até que quando utilizados todos os núcleos.

Aparentemente a Intel não está à vontade com esta situação, e vai aplicar um micro-código (#18) nas próximas actualizações de BIOS de todas as motherboards equipadas com chipset Intel Z690, que impedirão a utilização das instruções AVX-512. Quem já testou as novas motherboards com os restantes chipsets da série 600, como as B660, descobriram que estas já não incluem a possibilidade de activar as instruções AVX-512 na própria BIOS.

Aparentemente, este novo código introduzido nas BIOS está a aplicar um limite no multiplicador dos núcleos P de 51x, impedindo o processador de ultrapassar os 5.1 GHz, quando utilizadas as instruções AVX2. Esta limitação já existia por defeito, mas podia ser ultrapassada, algo que agora será impossível de efectuar.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version