Cientista português ganha bolsa europeia de 1,9 milhões de euros para estudar motores moleculares em nanotecnologia

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 2 min
©Terry Vlisidis

Sérgio Domingos, investigador e cientista da Universidade de Coimbra (UC), recebeu a bolsa Starting Grant do European Research Council, cujo valor é de 1,9 milhões de euros.

Estes fundos vão ser aplicados num projecto de cinco anos (MiCRoARTiS – Microwave Fingerprinting Artificial Molecular Motors in Virtual Isolation) que tem como objectivo «desvendar as formas tridimensionais de algumas moléculas chave no campo da nanotecnologia molecular», ou seja, a «dinâmica estrutural de motores moleculares», explica Sérgio Domingos.

O investigador do Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra quer que estes motores «construídos pelo Homem» sejam «cada vez mais funcionais».

©Marta Costa | Sérgio Domingos tem 1,9 milhões de euros para investigação em nanotecnologia.

Outra das metas do MiCRoARTiS é «desenvolver a técnica de espectroscopia de micro-ondas para além do estado da arte», tornando-a «cada vez mais útil nesta e noutras áreas do conhecimento, como na identificação de moléculas em partes distantes do universo (Astrofísica Molecular), ou no estudo de interações entre medicamentos e recetores moleculares do corpo humano (Química Medicinal)»

Estes 1,9 milhões de euros também vão servir para que Sérgio Domingos tenha ao dispor uma «infraestrutura única em Portugal», um «laboratório de espectroscopia de micro-ondas de elevada performance».

Por: Ricardo Durand Editor
Seguir:
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo email rdurand@pcguia.fidemo.pt.
Exit mobile version