BacalhauNET, a equipa portuguesa que ganhou uma competição internacional de IA em redes 5G

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 1 min
©Ram Singh

A mais recente edição do ITU AI/ML in 5G Grand Challenge teve um vencedor português. A equipa BacalhauNET, composta por alunos do Politécnico de Leiria, da FEUP e por colaboradores do INESC TEC, ganhou o ouro no desafio aberto Lightning-Fast Modulation Classification with Hardware-Efficient Neural Networks.

Para chegar ao primeiro lugar, a BacalhauNET superou outras doze equipas no desafio de «usar a quantificação, a dispersão, o desenho personalizado de topologia e outras técnicas para conceber uma rede neuronal que atingisse um mínimo de 56% de exactidão no conjunto de dados RadioML 2018.01A, com o menor custo de inferência possível».

A ITU AI/ML in 5G Grand Challenge é uma competição mundial de inteligência artificial promovida pela International Telecommunication Union (ITU), em que os participantes têm de «resolver problemas do mundo real, com base em tecnologias padronizadas desenvolvidas para IA em redes 5G».

Por: Ricardo Durand Editor
Seguir:
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo email rdurand@pcguia.fidemo.pt.
Exit mobile version