Asus poderá lançar adaptador de memória DDR4 para motherboards DDR5

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 2 min

Tendo em conta o elevado preço das memórias DDR5, a Asus está a desenvolver um adaptador que permitirá utilizar memórias RAM do tipo DDR4 em motherboards que estejam destinadas a utilizar as novas memórias DDR5. Este adaptador, que tem uma dimensão considerável, está ainda em fase de testes, mas até ao momento, os resultados são bastante positivos.

Esta solução só deverá ser compatível com as actuais motherboards compatíveis com os novos processadores Intel Core de 12ª Geração (Alder LAke-S), uma vez que estes, e o respectivo controlador de memória, é totalmente compatível tanto com memórias DDR4 como DDR5.

A razão pelo qual este adaptador é tão grande deve-se à necessidade de introdução de um circuito de alimentação específico para as memórias DDR4, que utilizam um esquema de alimentação distinto do utilizado pelas novas memórias DDR5, onde a alimentação é gerida e filtrada pelos próprios módulos, em vez de ser pela motherboard, como acontecia com as memórias DDR4.

Porém, é de esperar que este adaptador tenha algum impacto a nível de desempenho, especialmente nas latências, que deverão ser superiores nos módulos de memória mais rápidos. Não existe preço nem data prevista de lançamento para este adaptador.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version