Asus apresenta o seu primeiro portátil com ecrã dobrável

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 2 min
Asus

No campo dos computadores portáteis, a Asus tem muita mais a mostrar que as combinações tradicionais de um teclado agarrado a um ecrã. O ZenBook 17 Fold é um novo dispositivo com um ecrã OLED dobrável, que se pode encaixar tanto na classe dos portáteis, como na classe dos tablets e é uma evolução do Project Precog que a a empresa apresentou em 2018.

O Zenbook 17 Fold inclui um teclado tradicional Bluetooth que inclui um trackpad. Quando o ecrã está dobrado a 90 graus (ou mais) e o teclado está instalado na parte de baixo, o Zenbook Fold é um portátil com um ecrã de 12,5 polegadas que oferece uma resolução de 1920 x 1080. Se precisar de mais espaço no ecrã, pode usar também o teclado em separado, o o ecrã em cima da mesa na horizontal.

Quando o ecrã está completamente aberto, o ecrã fica com 17,3 polegadas, com um aspecto 4:3. Neste modo, a resolução passa para 2560 x 1920, com um contraste de 1000000:1, 2 ms de tempo de resposta e uma taxa de actualização de 90 Hz. O ecrã também suporte Dolby Vision e está de acordo com o padrão DisplayHDR 500 True Black da VESA.

Por dentro, o Asus ZenBook 17 Fold tem uma bateria com 75 Wh de capacidade, Wi-fi 6E e Bluetooth 5.2 e um SSD NVMe com 1 TB. A memória RAM pode chegar aos 16 GB de LPDDR5, o processador é um Intel de décima segunda geração com gráficos integrados. No que respeita a ligações físicas, há apenas uma USB Type-C com Thunderbolt 4 e uma entrada jack de 3,5 mm para o áudio.

Ainda não há indicação de preço nem uma data de lançamento concreta, mas espera-se que a Asus lance o ZenBook 17 Fold por alturas da Computex, que se realiza em Maio.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version