Utilizador instala SSD NVMe num Apple Power Mac G4 de 20 anos

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 2 min
Shot with DXO ONE Camera

Lançado em 1999, o Power Mac G4 da Apple era uma impressionante estação de trabalho, equipada com o processador PowerPC G4, mas esta está, para os padrões actuais, extremamente desactualizada. Ainda assim, isso não impediu Pierre Dandumont do Journaldulapin.com de encontrar uma solução para integrar um módulo SSD NVMe PCIe moderno numa dessas máquinas.

Internamente o Power Mac G4 apenas aceita discos rígidos ATA ou SCSI, tendo sido vendido, na época, com capacidades que variavam entre os 10 e os 40 GB para modelos ATA, e 18 a 72 GB para as variantes SCSI. Felizmente este computador incluía encaixes PCI, o que permitiu a Pierre de utilizar um adaptador PCIe para PCI, mas só isso era insuficiente para resultar.

Tendo em conta que este sistema é compatível com a norma AHCI, que é aceite por praticamente todos os discos rígidos ATA e SCSI, esta norma é igualmente aceite por algumas unidades SSD SATA, e um ou outro módulo SSD PCIe, como o Samsung SM951 que aqui foi utilizado. Ainda assim, foi necessário alterar a BIOS (usando o Open Firmware), bem como usar uma versão específica do Mac OS X.

O resultado é um armazenamento bem maior que o disponível na altura (256 GB), e uma taxa de transferência de dados a rondar os 133 MB/s, fruto da limitada largura de banda proporcionada pelo barramento PCI de 32-bit de 33 MHz. É certo que poderia sempre utilizar um SSD externamente, utilizando a interface USB, mas esta, na altura, utilizava o protocolo USB 1.1, ou seja, está limitado a 12 Mbps (1.5 MB/s).

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version