Kitch ajuda restaurantes na digitalização e a optimizar a gestão das entregas

Por: Mafalda Freire
Tempo de leitura: 4 min

A startup nasceu no início da pandemia, em Março de 2020, com a missão de «permitir aos restaurantes venderem os seus pratos online nas suas condições e reterem a sua independência no espaço digital», mas também para «simplificar e optimizar o dia-a-dia dos restaurantes», explica Rui Bento, co-fundador e CEO da Kitch. A empresa disponibiliza duas soluções, a18 e a Kitch Connect. A primeira possibilita ao sector da restauração criar lojas onlines independente para vender pratos em delivery e em take-away e em que a Kitch trata dos pagamentos, das entregas, e do apoio ao cliente. Já com o Connect, os restaurantes podem fazer a gestão integrada das vendas online, seja dos pedidos de take-away, seja dos de delivery feitos em plataformas externas e do próprio local.

Segundo o responsável, «ambos os produtos andam de mãos dadas com uma plataforma integrada de gestão, onde é possível acompanhar métricas de desempenho em tempo real, obter relatórios, fazer a gestão centralizada de menus e criar campanhas de marketing de forma totalmente integrada».

Crescer em Portugal e Espanha
A Kitch foi fundada por Rui Bento e Nuno Rodrigues, actual COO da startup, que usaram a sua experiência anterior na Uber e de «utilizadores regulares dos serviços de entrega de comida em casa». Segundo o CEO, os empreendedores viram que «ainda havia muito por fazer» na área das entregas e detectaram três desafios fundamentais: «Os custos altos, a complexidade operacional e a perda de controlo». Assim, decidiram criar a startup com o «objectivo inicial de levar a casa das pessoas a comida dos restaurantes favoritos da cidade, até então largamente ausentes do delivery». O responsável explica que negócio acabou por evoluir: «Criámos uma tecnologia que permitia que estes restaurantes tirassem maior partido das suas entregas e lançámos dois hubs de cozinhas virtuais em Lisboa, para que estes restaurantes pudessem desenvolver conceitos pensados para entrega. Com o agravar da pandemia, e com a falta de recursos dos restaurantes para gerirem os pedidos para take-away e delivery, a Kitch reposicionou-se e abraçou a missão de ajudar os restaurantes nesta transição digital, passando a disponibilizar a sua tecnologia a todos os restaurantes que procuram ter um maior controlo sobre as suas vendas digitais».

A Kitch já começou o seu processo de internacionalização e chegou a Espanha este ano, primeiro a Madrid e mais recentemente a Barcelona, Valência e Málaga; Rui Bento esclarece o motivo da internacionalização: «Escolhemos Espanha para este primeiro passo de expansão internacional porque é um mercado onde a entrega de refeições em casa já é uma prioridade para a maioria dos restaurantes, que sentem as dificuldades associadas ao delivery, e onde a tecnologia da Kitch pode fazer a diferença». Rui Bento revelou ainda que a Kitch «chegou recentemente às 350 mil refeições entregues em Portugal e Espanha» e que tem «mais de duzentos restaurantes activos na plataforma».

O co-fundador revela ainda o que espera do futuro e qual vai a ser a estratégia da startup: «Ambicionamos servir outras cidades e países, mas neste momento estamos focados em estabelecer a nossa operação em Espanha da melhor maneira». Para isso, a startup vai «investir em equipas locais e acima de tudo, desenvolver e adaptar o produto à realidade local com mais e melhores funcionalidades».

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Jornalista da área de tecnologia B2C e B2B. Fã de tudo o que seja tech, especialmente o que está relacionado com automóveis e mobile. Além disso é apaixonada pelo universo do Star Wars.
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