HP ProBook 635 Aero G8

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 4 min

Não passam por cá muitos computadores portáteis com processadores AMD. Não porque não existam, mas os representantes nacionais preferem dar mais atenção aos Intel, porque, por qualquer razão, devem achar que vendem melhor em Portugal.

Por isso, foi com alguma expectativa que recebemos o ProBook G8 da HP com um processador Ryzen 7 Pro de oito núcleos e uma velocidade de 1,8 GHz (pode chegar aos 4,4 Ghz, em modo boost).

Este processador inclui um GPU Radeon com oito unidades de processamento gráfico e uma velocidade de 2 GHz. O HP ProBook 635 Aero G8 tem 16 GB de memória RAM partilhada entre o processador e a gráfica. A unidade de armazenamento SSD tem 512 GB, o que serve para a maioria das utilizações, mas não que deixa de ser algo curto.

Uma das coisas que mais saltam à vista neste ProBook é a facilidade de transporte: não é o mais leve que passou por cá, mas ao mesmo tempo não dá aquela impressão de que é feito de plástico. O teclado é confortável e bastante silencioso, algo que prezo muito num portátil.

O ecrã é LCD de 13,3 polegadas e não é sensível ao toque. Por falar em ‘sensível ao toque’, na parte de baixo do teclado, junto ao trackpad, está um sensor de impressões digitais que se integra com o sistema de autenticação Windows Hello, tal como a câmara com sensor de profundidade, que também pode ser usada para autenticar o utilizador junto do Windows.

Outra das coisas que gostei bastante neste ProBook Aero G8 foi de usar a entrada USB Type-C (a única que traz) para o carregamento da bateria, o que faz com que se possa andar com menos cabos quando se está fora do escritório. Isto porque, com um cabo destes, também pode carregar um smartphone, se tiver USB Type-C (experimentei no meu Samsung Note e até deu para fazer carregamento rápido).

Mais quente
É bem sabido que os processadores da AMD funcionam a temperaturas um pouco mais altas que os Intel, no entanto, esta máquina, mesmo em carga, não é muito barulhenta, o que é um ponto a favor.

Uma nota para o sistema operativo. O ProBook 635 Aero G8 inclui o Windows 10, mas assim que acaba a configuração inicial, ele sugere descarregar e instalar o Windows 11. Ou seja, entre configurações e actualizações, passa-se à vontade uma hora a olhar para o ecrã sem poder fazer nada com o computador, o que é algo frustrante, porque a HP podia ter logo carregado o Windows 11 de fábrica e assim só se tinha de instalar, configurar e actualizar um único sistema operativo.


Distribuidor: HP

Preço: €984


Benchmarks

  • PCMark 10 Essenciais: 8728
  • PCMark 10 Produtividade: 6249
  • PCMark 10 Bateria (Minutos): 521
  • 3D Mark Cloudgate: 13 376

Ficha Técnica

Processador: AMD Ryzen 7 PRO 5850U, 1,9 Ghz de velocidade base e 4,4 GHz velocidade máxima
Placa Gráfica: Radeon Graphics
Memória RAM: 16 GB
Ecrã: LCD 13,3 polegadas, 1920 x 1080
Armazenamento: SSD NVMe 512 GB
Ligações: 2 x USB 3.2 Type-A, USB Type-C, HDMI 2.0, jack de 3,5 mm, nanoSIM, Wi-Fi 6, Bluetooth 5
Dimensões: 299,1 x 176,5 x 3,8 mm
Peso: 1,70 Kg

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version