DuckDuckGo vai ter um browser focado na privacidade dos utilizadores

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

A DuckDuckGo, a empresa conhecida pelo seu motor de busca focado na privacidade com o mesmo nome, está a trabalhar num browser para computador que cuja principal funcionalidade, para além da navegação pela Internet, é impedir que os sites tenham acesso ao seu histórico de navegação. Numa publicação no blogue da empresa, o CEO da DuckDuckGo, Gabriel Weinberg, dá uma ideia de como o browser vai ser e que vai proporcionar uma experiência de utilização semelhante à aplicação para dispositivos móveis.

Segundo Weinberg, o browser vai oferecer uma “protecção de privacidade robusta” por defeito, sem que o utilizador tenha de alterar as configurações do browser. Tal como acontece na aplicação para dispositivos móveis, o browser para computadores terá também o botão ‘Fire’, que serve para apagar todo o histórico de navegação, dados guardados e os separadores, tudo com um único clique. Também vai utilizar o motor de renderização do sistema operativo, o que, segundo o CEO da empresa, vai permitir uma interface mais limpa, livre da confusão dos browsers tradicionais. Winberg também diz que nos testes mais recentes o browser da DuckDuckGo é mais rápido que o Chrome.

Em declarações ao site The Verge, a responsável pelo departamento de comunicação da DuckDuckGo, Allison Johnson, disse que: “Tanto o macOS, como o Windows oferecem API (WebView/WebView2) para renderização dos sites, que qualquer aplicação pode usar. Foi o que usámos para construir a aplicação para computador.”

“Estamos a construir tudo do zero com base nas API de renderização dos sistemas operativos. Isto quer dizer que, tudo o que for para além da renderização dos sites (separadores, gestão de favoritos, controlos de navegação, gestão de passwords, etc), tem de ser construído por nós.” No Windows, o browser vai usar o motor de renderização Chromium/Edge e no macOS vai usar o Webkit/Safari. No entanto, Johnson diz que isto não é o mesmo que fazer uma nova versão destes browsers.

O novo browser está actualmente numa fase de testes beta fechada em macOS, mas Weinberg disse no Twitter que a versão Windows está para breve. Não foi dada nenhuma informação acerca de uma data de lançamento concreta.

Etiquetas:
Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version