AMD torna-se no terceiro maior cliente da TSMC, superando a Qualcomm e a Nvidia

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 2 min

Com um aumento constante do seu portefólio de produtos (processadores, GPU e SoC), bem como das suas quantidades, a AMD conseguiu superar a Qualcomm na terceira posição da lista dos maiores clientes da TSMC (Taiwan Semiconductor Manufacturing Co.). Esta mudança de posição permite à AMD um maior poder negocial com a TSMC para a realização de novos contratos, bem como influenciar o desenvolvimento de novos processos de fabrico.

Ainda assim isso é apenas em teoria, pois o único fabricante que tem esse poder negocial é mesmo a Apple, que reforçou a sua posição enquanto cliente principal da TSMC, ao contabilizar para um total de 25.93% de toda a facturação do fabricante de semicondutores. Os fabricantes que mais cairam nesta lista foram a Qualcomm e a Nvidia, outrora clientes principais, devido à diversificação de fornecimento dos seus produtos, já que estes passaram a produzir bastantes componentes na Samsung Foundry, a maior rival da TSMC.

Empresa Percentagem na faturação
Apple 25.93 %
MediaTek 5.80 %
AMD 4.36 %
Qualcomm 3.90 %
Broadcom 3.77 %
Nvidia 2.83 %
Sony 2.54 %
Marvell 1.39 %
STMicroelectronics 1.38 %
Analog Devices 1.06 %
Intel 0.84 %

Recordamos que estes números, divulgado pela Bloomberg e DigiTimes, correspondem apenas aos dados revelados para o presente mês de Dezembro, e que os mesmos deverão alterar significativamente, uma vez que a TSMC ainda não iniciou a produção dos futuros processadores para a Intel, que utilizarão o evoluído processo de fabrico de 3 nm, que certamente permitirá à Intel disputar um lugar no top 3 dos maiores clientes da TSMC.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version