6 aplicações para verificar a temperatura do processador

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 5 min

A temperatura do processador é uma das coisas que se deve manter sempre debaixo de olho. Se subir muito, o CPU baixa a velocidade para se proteger, ou pode mesmo desligar-se de todo. Se o computador estiver sempre a funcionar a uma temperatura alta perde desempenho e a vida útil do processador reduz-se.

Para se assegurar que o computador não está a sobreaquecer, deve usar uma ferramenta dedicada para verificar a temperatura em tempo real. Mas que software usar?

Porque deve verificar regularmente a temperatura do processador

Os processadores modernos não usam apenas uma velocidade de relógio. Em vez disso, está disponível um conjunto de frequências, que são usadas de acordo com a temperatura que atingem. O processador do computador está sempre a tentar manter-se à temperatura de funcionamento ideal, mas quando a temperatura sobe, ele reduz a velocidade de relógio para a reduzir.

É por isto que convém verificar a temperatura quando o processador está a executar tarefas pesadas. Se se aproximar regularmente do limite máximo, é boa ideia investir em soluções de arrefecimento mais eficazes, para prolongar a vida dos componentes de PC e melhorar o desempenho.

Aqui estão seis aplicações para monitorizar a temperatura do processador, que funcionam em Windows 10 e em Windows 11:

Core Temp

Esta é uma ferramenta simples, que serve para monitorizar a temperatura do CPU. Ao contrário de outras aplicações, o Core Temp não é uma de monitorização geral do estado do processador. Isto quer dizer que tem menos opções e, por isso, é mais fácil de ler e muito mais leve.

O programa pode ser minimizado para a área de notificações do sistema, o que permite ver a temperatura de relance sempre que quiser.

[rb_button url=”https://www.alcpu.com/CoreTemp/” label=”Descarregar Core Temp”]

MSI Afterburner

A MSI é uma conhecida marca de componentes para PC e disponibiliza uma aplicação gratuita, chamada MSI Afterburner, que serve para dar várias informações em tempo real acerca da forma como o computador está a funcionar, incluindo velocidades de actualização do ecrã e as temperaturas de vários componentes, como o processador e placa gráfica.

Esta aplicação também permite controlar a velocidade das ventoinhas para tentar afiná-las para manter a temperatura do sistema estável.

[rb_button url=”https://www.msi.com/Landing/afterburner/graphics-cards” label=”Descarregar MSI Afterburner”]

Speccy

Esta aplicação serve para ver as especificações técnicas do computador. Inclui informação acerca de todos os componentes, da memória RAM aos periféricos, passando pelo processador. A informação em tempo real da temperatura do CPU é mostrada logo o ecrã principal da aplicação.

O Speccy pode ser minimizado para a barra de tarefas, permitindo a monitorização do CPU sem ter de ter a janela principal aberta. Os resultados podem ser também ser gravados para um ficheiro de texto para que possam ser partilhados com serviços de assistência técnica.

[rb_button url=”https://www.ccleaner.com/speccy?cc-noredirect=” label=”Descarregar Speccy”]

Real Temp

A medição da temperatura do CPU não é uma tarefa simples. Os valores que a maioria das aplicações mostram são estimativas e não números exactos. Isto acontece porque estão envolvidas muitas variáveis, desde a arquitectura do processador, ao número de núcleos envolvidos.

É aqui que entra o Real Temp. Esta aplicação foi pensada para processadores Intel e consegue ler a temperatura directamente a partir dos sensores incluídos no próprio CPU, o que lhe permite mostrar dados concretos e precisos.

Esta aplicação mostra a temperatura de todos os núcleos do CPU e também os velores mínimos e máximos. Esta aplicação não funciona com processadores AMD.

[rb_button url=”https://www.techpowerup.com/realtemp/” label=”Descarregar Real Temp”]

HWMonitor

O HWMonitor é uma das mais avançadas ferramentas de monitorização que estão disponíveis. Consegue mostrar dados em tempo real não só sobre o CPU, mas também de todos so componentes do computador.

Temperatura, voltagem, velocidade de relógio e carga, esta aplicação dá-lhe toda a informação que é possível. Também trata os núcleos do processador em separado, dando os seu valores individuais.

[rb_button url=”https://www.cpuid.com/softwares/hwmonitor.html” label=”Descarregar HWMonitor”]

CPU Load Monitor

O CPU Load Monitor é uma ferramenta de monitorização avançada, que pode ser usada para controlar um grande número de métricas do CPU em tempo real. Este programa foi desenhado para grandes instalações e pode ser usado para monitorizar vários PC através de uma rede local.

Como se trata de uma ferramenta avançada, é um pouco mais complicada de usar que outras.

[rb_button url=”https://www.solarwinds.com/engineers-toolset/use-cases/cpu-monitor” label=”Descarregar CPU Load Monitor”]

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version