Segurança online: o que têm em comum Ricardo, Benfica, Portugal e QWERTY?

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 2 min
©Franck

Segundo a NordSecurity, estas são quatro das passwords mais usadas em Portugal – estão no top 20, uma lista encabeçada por ‘12345’, uma palavra-passe usada por 602 mil pessoas e que leva menos de um segundo a “crackar”.

A lista da empresa de segurança online, que tem o um gestor de passwords NordPass e a NordVPN, foi criada em «parceria com investigadores independentes especializados em pesquisas de incidentes de cibersegurança», depois de uma avaliação a uma «base de dados de 4TB».

No top 20 estão ainda passwords como ‘benfica’ (5.º lugar, usada por 48 913 pessoas), ‘maria’ (9.º – 17 962), ‘qwerty’ (10.º – 17 253), ‘password’ (15.º – 15 764), ‘sporting’ (18.º – 13 150); ‘ricardo’ é a palavra-passe que fecha o top 20, usada por 12 121 pessoas.

©NordPass | O site da Nord mostra todas as duzentas passwords mais usadas em cinquenta países.

Entre as tendências nacionais identificadas pela NordSecurity estão o uso de «palavras positivas» como ‘estrela’ (42.º),’felicidade’ (55.º) e ‘borboleta’ (113.º), dos «próprios nomes» e de «referências a música, filmes, anime e até videojogos».

As listas completas das duzentas passwords mais usadas em cinquenta países podem ser vistas aqui – basta escolher o país ao lado da indicação ‘Findings’.

Por: Ricardo Durand Editor
Seguir:
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo email rdurand@pcguia.fidemo.pt.
Exit mobile version