Samsung vai construir nova fábrica no Texas

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 2 min

A Samsung anunciou a construção de uma nova fábrica de componentes semicondutores em Taylor, no estado do Texas, nos EUA. Com o início da construção previsto para a primeira metade do próximo ano, espera-se que a mesma já esteja operacional durante a segunda metade de 2024, embora não tenha sido esclarecido se a construção será feita por fases, e qual será a capacidade de produção total.

Segundo o comunicado da Samsung, esta fábrica, que empregará 2000 funcionários altamente qualificados directamente, e outros tantos milhares indirectamente, estará localizada a apenas 28 km da actual fábrica em Austin, também ela no Texas, permitindo assim a ambas as fábricas partilhar infraestruturas e soluções de logística, bem como facilitar o acesso à matéria-prima necessária para ambas.

Embora não tenham sido divulgadas as tecnologias que serão aplicadas nesta nova fábrica, o facto de a Samsung anunciar que esta será utilizada para fabricar chips para equipamentos móveis, 5G, computação de alto desempenho (HPC) e aplicações de inteligência artificial, é de prever que sejam implementados processos de fabrico mais modernos e avançados que os actualmente usados pela fábrica de Austin, que utiliza as tecnologias 14LPP e 11LPP, ambas de 14 nm.

A escolha do local resultou das vantagens logísticas com a proximidade com a actual fábrica de Austin, bem como dos incentivos do Estado e da própria cidade de Taylor, que ascenderão às várias centenas de milhões de dólares. Ao todo, a Samsung espera gastar 6 mil milhões de dólares na construção da fábrica, e 11 mil milhões de dólares em toda a maquinaria para a mesma, o que corresponde a um custo total de 17 mil milhões de dólares.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version