PLAY – Corsair Sabre RGB PRO Wireless

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

Quem disse que um rato sem fios tem de ser pesado? Com apenas 79 gramas, o novo Sabre RGB Pro Wireless da Corsair é tão leve que quase não oferece resistência ao movimento.

Para ligar ao computador, o Sabre pode usar dois tipos de comunicação sem fios: o dongle USB, que utiliza a tecnologia de 2,4 GHz Slipstream da Corsair (minimiza o lag e permite tempos de reacção mais reduzidos, principalmente em jogos FPS onde a velocidade é essencial), e uma ligação Bluetooth 4.2, para quando não há portas USB livres. Se for um purista, pode usar também o cabo USB Type-C para Type-A.

O sensor óptico é de fabrico próprio e permite uma resolução máxima de 26000 dpi com incrementos de um dpi, para uma maior precisão. A bateria é um dos elementos mais importantes de qualquer rato sem fios e a Corsair garante que a do novo Sabre tem uma autonomia de noventa horas em Bluetooth, o que equivale a mais de três dias inteiros a jogar sem ter de carregar o rato; já com a ligação Slipstream e a iluminação, o máximo são sessenta horas. Quanto a botões, o Sabre tem cinco: os três habituais em cima (mais um para alterar a resolução do sensor) e dois de lado. Como é habitual, estes botões podem ser programados através de software.

Com este rato, vem também uma nova versão do software iCue, que serve para configurar praticamente todo o hardware da Corsair. No passado, considerei o software, mais precisamente este, o ‘calcanhar de Aquiles’ da oferta da marca. E parece que me ouviram, porque esta nova versão está muito mais simples de usar: agrega as configurações por dispositivo, vem com tutoriais e um sistema de ajuda que ensinam a programar os vários dispositivos.

A primeira coisa que se nota, quando se começa a usar o Sabre, é a falta de peso. Isto permite-lhe ser muito ágil porque reduz a inércia, mas requer alguma prática para quem está habituado a usar ratos mais pesados. A qualidade do material e da construção são excelentes, o que torna este rato muito confortável de usar por longos períodos.

Quanto à vida da bateria, juntando todos os períodos de jogo, conseguimos chegar perto das noventa horas anunciadas em Bluetooth (conseguimos 88) e cerca 57 em Slipstream.


Distribuidor: Corsair

Preço: €99


Ficha Técnica

Ligações sem fios: Splipstream 2,4 GHz, Bluetooth 4.2 + LE, Type-C
Sensor: Corsair Marksman com 26 000 dpi
Número de botões: 7
Dimensões: 129 x 70 x 43 mm
Peso: 79 gr


Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version