Noctua NH-P1

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 3 min

Já tínhamos tido oportunidade de conhecer uma versão quase final do novo NH-P1, o primeiro dissipador totalmente passivo da Noctua, durante a Computex 2019, em Taiwan. Com quase 1,2 quilos, este componente exige a utilização de um novo sistema de retenção, o SecuFirm2+, que embora seja compatível com os principais encaixes do mercado, exige a utilização de novos parafusos Torx (NM-ALS1), que são apertados usando a chave (NM-SD1) fornecida.

O dissipador tem dimensões gigantescas e um total de treze lamelas de dissipação de calor em alumínio, com a particularidade de serem mais espessas (1,5 mm) e mais distanciadas entre si (9 mm) que o habitual. Segundo a Noctua, isto é essencial para garantir o arrefecimento passivo ideal para aproveitar a convecção natural do fluxo de ar. Existem ainda 33 furações laterais, que permitem a passagem do fluxo de ar no interior da sua caixa. Ou seja, embora o dissipador seja totalmente passivo, está preparado para aproveitar ao máximo o fluxo de ar existente no sistema.

O problema é que nem todas as caixas estão preparadas para isto, razão pela qual a Noctua foi algo conservadora na lista de compatibilidade de processadores: acabámos por comprovar isto durante os testes, tendo o NH-P1 lidado na perfeição com um exigente AMD Ryzen 9 5900X de doze núcleos. Para situações mais exigentes, a Noctua recomenda a utilização de uma ventoinha de 120 mm opcional, adquirida separadamente, a NF-A12x25, que gera um ruído máximo de 12,1 dB, garantindo ao mesmo tempo um fluxo de ar de 55,7 m3/h.

O NH-P1 conseguiu manter o processador AMD utilizado nos 57 graus em Idle, e 90 em carga (loop de trinta minutos no teste Multi-Core CineBench R23); estes números melhoraram com a introdução da ventoinha adicional: 56 e 86 graus, respectivamente, valores idênticos à da solução de origem da AMD (Wraith Prism).

No fundo, o NH-P1 é um dissipador impressionante, mas só deve ser tido em conta para quem procura realmente criar uma máquina com silêncio absoluto; se o objectivo for o alto desempenho, a nossa recomendação é o NH-D15, ligeiramente mais acessível.


Distribuidor: Noctua

Preço: €109,90


Ficha técnica

Materiais usados: cobre na base e heat-pipes, alumínio nas lamelas
Encaixes: Intel LGA 1150 a 2066, AMD AM2 a AM4 e FM1 a FM2+
Dimensões: 158 x 154 x 152 mm (sem ventoinha)
Ventoinhas: NF-A12x25 (comprada separadamente)
Nível de ruído: 0 dB


Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version