Mad Catz R.A.T. 4 +

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

Quando a Mad Catz faliu em 2017, pensou-se que seria o fim desta empresa fundada em 1989 e que começou por ser uma marca que criava e comercializava hardware, mas que, curiosamente, também foi editora de jogos durante algum tempo. Em 2018, o nome e toda a propriedade intelectual da “defunta” Mad Catz foram comprados por uma empresa chinesa que retomou a produção do hardware icónico da empresa.

Chegados a 2021, aqui temos o R.A.T. 4 + o primeiro rato da renovada Mad Catz a passar por cá. Os R.A.T. são um tipo de hardware sui generis: tratam-se dos únicos ratos do mercado que podem mudar de tamanho e de forma para se adaptarem às mãos do utilizador. Isso é conseguido através de uma peça, que está na parte de trás do rato, montada num carril, que nos permite fazer avançar ou recuar o chassis. Este movimento faz com que o rato cresça ou encolha, adaptando-se à forma da mão do utilizador. Em alguns modelos, também estão disponíveis várias peças laterais que permitem “engordar” ou “emagrecer” o rato – contudo, estas últimas não são compatíveis com o R.A.T. 4 +.

Regressando às características mais comuns, este rato tem sete botões programáveis, incluindo um botão de “mira” que reduz temporariamente a resolução do sensor para que o apontador se mova mais devagar, para uma maior precisão de tiro. Como já é hábito, este rato tem três zonas com iluminação LED. O sensor óptico é um Pixart, com uma resolução máxima de 7200 dpi e a ligação ao computador é feita através de um cabo USB.

Apesar de ser muito semelhante aos R.A.T. das gerações anteriores, este tem algumas diferenças: por exemplo, o chassis é em plástico em vez de ser em metal. O seu design não é consensual, mas o R.A.T. 4 + é realmente um feito, porque muitas vezes acabamos por comprar ratos que ficam curtos, largos ou são grandes demais para as mãos; neste caso, é quase como uma peça de roupa feita à medida – em segundos, o rato ficou com o tamanho ideal para a minha mão. Por isto, a experiência de utilização é bastante boa.

A única coisa a dizer de negativo a apontar tem que ver com o facto de um dos botões laterais estar recuado demais para se conseguir usar convenientemente no “calor” da batalha – este é um problema que já vem desde o design dos primeiros R.A.T.


Distribuidor: Fraggerzstuff

Preço: €59


Ficha Técnica

Sensor: Óptico
Resolução máxima: 7200 dpi
Ligação: USB Type-A
Número de botões: 7
Dimensões: 108 x 89 x 38 mm
Peso: 93 gr


Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version