Intel celebra 50 anos do processador 4004

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 2 min
Intel Corporation

Foi precisamente em Novembro de 1971 que a Intel lançou comercialmente o Intel 4004, aquele que é considerado por muitos como o primeiro microprocessador do mercado. Este foi um dos 12 protótipos que a Intel desenvolveu para a Nippon Calculating Machine Corp., que precisava de um sistema de circuitos integrados compacto para a sua nova calculadora, a Busicom 141-F.

Com o tamanho de apenas uma unha humana, o Intel 4004 oferecia a capacidade de processamento do primeiro computador electrónico do mundo, criado em 1946, e que ocupava uma sala inteira. Criado por Marcian “Ted” Hoff, Stan Mazor e Federico Faggin, estes afirmaram que o 4004 era tão revolucionário que precisaram de 5 anos para formar os restantes engenheiros da Intel sobre como poderiam criar novos produtos baseados em microprocessadores, como o 4004.

Intel Corporation

A importância do Intel 4004 foi gigantesca, não só para a Intel como para toda indústria, pois foi a confirmação de que seria possível criar circuitos integrados complexos num só chip com dimensões minúsculas, que poderiam ser aplicadas em todo o tipo de produtos e equipamentos. Desde então, 50 anos depois, a indústria avançou tremendamente, mas o principio básico continua a ser o mesmo da equipa de engenheiros da Intel, que mudaram o mundo à 50 anos.

Intel Corporation
Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version