Futuros processadores Raptor Lake vão continuar a trabalhar com memórias DDR4

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 2 min

Lançada a 12ª geração de processadores Core da Intel, já começam a surgir notícias e rumores sobre a próxima geração, que será lançada ao longo do próximo ano, e terá a designação Raptor Lake. Estes processadores, que deverão manter a arquitectura híbrida actualmente presente nos Alder Lake-S, mas com ligeiras actualizações e optimizações, especialmente nos núcleos E (de elevada eficiência energética).

Tendo em conta que estes processadores manterão o encaixe LGA-1700, começam a surgir rumores que afirmam que os futuros Raptor Lake irão manter o controlador de memória actualmente existente nos Alder Lake-S, ou seja, as motherboards com o futuro chipset Z790 deverão continuar a ser possível utilizar-se memória RAM, tanto do tipo DDR5 como DDR4.

Claro está, que essa capacidade só poderá ser possível caso os fabricantes de motherboards optem pela sua implementação, já que as motherboards para estes processadores só podem aceitar um tipo de memória específico, já que estas utilizam ligações e contactos distintos, entre os encaixes dos módulos e o próprio processador.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version