FC Porto é o primeiro clube nacional a ter tokens de utilidade, numa parceria com a Binance

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 3 min
©FC Porto

A promessa é levar a marca do clube ao «próximo nível e criar uma experiência de fãs mais enriquecedora para os apoiantes do clube através de recompensas únicas e baseadas em interacções, interactividade e gamificação».

O FC Porto é, assim, o primeiro clube nacional a ter um ‘token de utilidade criptográfico’, um activo digital que não é um NFT, nem uma criptomoeda, mas que “vive” no mesmo universo.

Porto Fan Token dará acesso a experiências exclusivas do clube

Em concreto, o Porto Fan Token, criado em parceria pela Binance, vai permitir aos fãs do clube ter acesso a «NFT de edição limitada e direitos de voto em decisões do clube», assim como a «Fan Badges (emblemas de fãs) raros, mercadorias e experiências exclusivas», explica a Binance.

Uma das melhores formas de explicar o que são e para que servem estes fan tokens é fazer o paralelismo com uma espécie de “ficha” que temos de comprar, para depois gastar nestas experiências que a Binance descreve.

Tal como em jogos como Warzone ou FIFA, em que temos de comprar moedas (em Warzone, os CP – CoD Points; em FIFA as FUT/FIFA Coins) para depois gastar em skins, armas, emblemas e equipamentos, aqui temos de comprar Porto Fan Tokens para ter acesso aos tais NFT exclusivos ou participar em votações, entre outras iniciativas.

©Binance / DR. | Os tokens do FC Porto custam um dólar e podem ser subscritos até 16 de Novembro.

Porto entra em campo com Lazio, Milan e Barcelona

Para já, o Porto Fan Token está em ‘Período de Preparação’, ou seja, pode começar a ser comprado pelos fãs, mas não pode utilizado de imediato; há quatro milhões de tokens azuis e brancos disponíveis para venda na Binance, por um dólar, cada. Esta fase acaba no dia 16 de Novembro às seis horas e a distribuição dos tokens pelos compradores começa às dez horas do mesmo dia.

Mais tarde, e tal como aconteceu com os tokens de Lazio, Milan e Barcelona, terão uma equivalência em BNB, a criptomoeda da Binance. Para mais informações e detalhes sobre o Porto Fan Token, pode ver a página dedicada da Binance a esta nova aposta dos dragões no mundo digital, que também contempla publicidade a esta empresa nas camisolas.

Por: Ricardo Durand Editor
Seguir:
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo email rdurand@pcguia.fidemo.pt.
Exit mobile version