DuckDuckGo lança ferramenta que limita as recolhas de informação feitas pelas apps em Android

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

A nova ferramenta da DuckDuckGo, serve para limitar a recolha de informações de navegação e de utilização, por parte das aplicações em dispositivos Android. A ferramenta, chamada App Tracking Protection, ou na versão portuguesa Controlo Global de Privacidade, quer oferecer mais protecção contra os rastreios de informação feitos pelas apps do que a funcionalidade semelhante, que vem incluída nas últimas versões do sistema operativo para dispositivos móveis da Apple, que dá a opção ao utilizador de limitar a recolha e envio de informação por parte das aplicações instaladas nos seus dispositivos.

A ferramenta de privacidade da DuckDuckGo não faz parte do sistema operativo Android, nem está disponível sob a forma de uma aplicação isolada. Em vez disso, está incluída no browser gratuito distribuído pela empresa, mas, depois de ligada, funciona mesmo que não esteja a usar o browser. Num artigo publicado no blog da DuckDuckGo, a empresa diz que a ferramenta bloqueia “os sistemas de rastreio de informação identificados nas aplicações de outras empresas”.

Assim que a funcionalidade Controlo Global de Privacidade está ligada, vai ficar a funcionar em segundo plano, mesmo quando não está a usar activamente o browser. Esta ferramenta detecta quando a aplicação está prestes a enviar dados para o servidor de rastreio e impede-a de o fazer.

A DuckDuckGo diz que, apesar de o Controlo Global de Privacidade não ser uma VPN, o dispositivo vai comportar-se como se estivesse ligado a uma. Segundo a DuckDuckGo, esta funcionalidade usa uma ligação VPN local, o que quer dizer que tudo se passa dentro do dispositivo e nada é passado para o exterior. A DuckDuckGo diz que vai continuar a trabalhar para identificar novos sistemas de rastreio para manter esta funcionalidade sempre actualizada.

Durante os testes internos, a DuckDuckGo descobriu que mais de 96 por cento das apps gratuitas mais populares para Android, usam funcionalidades de rastreamento de actividade fornecidos por terceiros, que são desconhecidos da maioria dos utilizadores. A empresa também detectou que, 87 por cento destas aplicações enviam dados para a Google e que 68 por cento enviam dados para o Facebook.

Neste momento, a ferramenta está em fase de testes beta, mas pode juntar-se à lista de espera e não tem de inserir nenhuma informação para se inscrever. Para se inscrever, descarregue o browser da DuckDuckGo a partir da loja de aplicações da Google, toque em ‘Definições’ e depois em ‘Controlo Global de Privacidade’. No ecrã seguinte pode inscrever-se na lista de espera. A DuckDuckGo diz que está a distribuir a funcionalidade a mais pessoas todas as semanas.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version