Como melhorar a segurança do seu sistema NAS

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min
Imagem - QNAP

A QNAP acaba de disponibilizar um pequeno Manual de Segurança da Informação especialmente criado a pensar nos NAS (Network Attached Storage) da marca e que contém muitas “melhores práticas” que podem ser também aproveitadas pelos utilizadores de quaisquer equipamentos deste tipo.

O manual, com 20 páginas e em Português, passa em revista uma série de pontos que devem ser seguidos pelos utilizadores de forma a tornarem o seu NAS mais seguro. Embora muitas das dicas possam parecer evidentes a utilizadores mais experientes, a prática demonstra que muitos utilizadores acabam por raramente alterar os parâmetros predefinidos dos NAS, dessa forma expondo os seus equipamentos a ciberataques.

As 9 melhores práticas para manter os dados seguros

Os métodos de protecção de dados estão constantemente a tentar acompanhar a evolução das técnicas usadas pelos hackers para roubar informação.

Para manter os dados e dispositivos protegidos, os utilizadores do NAS têm muitas ferramentas à sua disposição – incluindo protecção das pastas partilhadas por palavra-passe, definições de permissão de acesso por utilizador ou por grupo de utilizadores, encriptação dos dados ao nível de ficheiros, actualizações do sistema operativo e software, definições de ligação de rede e aplicações para cópia de segurança dos dados e recuperação de desastres.

Os produtos da QNAP têm características de segurança da informação multifacetadas e robustas. Abaixo encontram-se nove 9 pontos de segurança da informação para ajudar os utilizadores a obterem rapidamente uma compreensão básica da segurança da informação.

  1. Remover contas de utilizador desconhecidas ou suspeitas
  2. Remover aplicações NAS desconhecidas ou raramente utilizadas
  3. Desactivar definições automáticas do router no myQNAPcloud
  4. Configurar os controlos de acesso ao dispositivo
  5. Não divulgar o número da porta predefinida na Internet
  6. Instalar e executar a última versão do antivírus
  7. Alterar de forma recorrente as palavras-passe de cada conta de utilizador
  8. Actualizar as aplicações instaladas para as versões mais recentes
  9. Garantir que o sistema operativo e/ou o software do sistema dos seus dispositivos em rede estão sempre actualizados.

Estas são orientações gerais, que podem ser aplicadas a quaisquer sistemas de armazenamento NAS, domésticos e empresariais. O manual em PDF, contém mais conselhos e dicas e pode ser obtido aqui.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version