Asus TUF Dash F15

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 6 min

Sou do tempo em que os laptops para jogos não eram mais que computadores transportáveis com um desempenho suficiente para se conseguir jogar. Evidentemente, a evolução tecnológica desde os primeiros anos do séc. XXI até hoje fez reduzir bastante o tamanho dos componentes e dar-lhes desempenho suficiente para, em certos casos, conseguirem rivalizar com o dos computadores desktop.

No entanto, há sempre que fazer alguns compromissos no que toca à relação entre o desempenho, a autonomia, a dissipação de calor do CPU e placa gráfica, que fazem com que estas máquinas ainda não consigam chegar a níveis de desempenho iguais aos dos computadores desktop para jogos.

A Asus enviou-nos para teste o TUF Dash F15 que a marca caracteriza como uma máquina fina e leve, que permite jogar em qualquer lado. Com efeito, as especificações são, teoricamente, excelentes: um processador Intel de 11.ª geração, acompanhado de 16 GB de memória DDR4 a 3200 MHz, uma placa gráfica RTX 3060 com 6 GB de memória dedicada e um SSD NVMe de 1 TB.

Mas o utilizador não tem de se cingir à configuração que comprou originalmente, porque a Asus desenhou o Dash F15 para ser facilmente actualizado. Basta desapertar um parafuso para ter acesso ao SSD e à memória e acrescentar componentes com mais capacidade, se for necessário. As únicas coisas que não se conseguem substituir são a GPU e o processador.

O ecrã de quinze polegadas tem uma resolução Full HD (1920 x 1080), com uma taxa de actualização máxima de 144 Hz (também existe um modelo com 240 Hz). O chassis é de plástico branco com o logo ‘TUF’ em letras gigantes, na tampa. Este computador é uma máquina bastante fina, mas pesa dois quilos – isto acontece, quase de certeza, por causa do sistema de refrigeração, que tem de ser suficientemente potente para arrefecer a gráfica e o processador.

O teclado é retroiluminado e é chiclete. Quem joga prefere quase sempre teclados mecânicos, pela precisão e pela resistência, mas os chiclete têm a vantagem de serem mais silenciosos. O facto de ser um computador para jogos está evidenciado no facto de as teclas ‘WASD’ serem transparentes e poderem ter um esquema de iluminação diferente.

Já mencionei o impacto que o sistema de arrefecimento tem no peso, mas há outra coisa em que influencia a experiência de utilização: o ruído. Quando se está a jogar com a RTX a debitar aqueles gráficos ray trace, as ventoinhas fazem logo ouvir-se. E, ao contrário das ventoinhas dos computadores de secretária, que como são maiores fazem um ruído mais grave, as dos portáteis têm um ruído agudo, quase um silvo, que, ao fim de algum tempo, se torna algo desconfortável. Por isso, se tenciona jogar no Dash F15, tem mesmo de comprar um headset (ou uns auscultadores in hear com cancelamento de ruído).

No que respeita ao desempenho, o Asus TUF Dash F15 é uma máquina bastante versátil: tanto é capaz de debitar frame rates altos com as definições gráficas no máximo (pelo menos com alguns jogos), como trabalhar sem problemas. Em termos de autonomia, este computador conseguiu quase sete horas num teste que mistura vários tipos de utilização diferentes. Este último resultado deve-se, sem dúvida, ao facto de conseguirmos desligar a RTX quando não necessitamos dela; e, mesmo quando a liga (enquanto trabalha alimentado pela bateria), esta nunca chega a atingir a velocidade máxima. Por isso, só se consegue tirar o máximo partido deste TUF quando está ligado à corrente.


Distribuidor: Asus

Preço: €1499


Benchmarks

  • PCMark 10 Geral: 5947
  • PCMark 10 Produtividade: 9336
  • 3D Mark FireStrike: 15 889
  • 3D Mark Sky Diver: 32 928
  • Farcry 5 1080p Ultra (FPS): 82
  • Shadow of the Tomb Raider 1080p Highest DX12 (FPS): 80

Ficha Técnica

Processador: Intel Core i7-11370H, a 3,3 GHz (pode ir até aos 4,8 GHz)
Gráficos: NVIDIA GeForce RTX 3060 Laptop GPU, com ROG Boost até aos 1525MHz a 80W (85W com Dynamic Boost), 6 GB GDDR6
Ecrã: LCD IPS 15,6 polegadas, FHD (1920 x 1080) 16:9, 144 Hz
Memória: 8 GB DDR4 incorporados, 8GB DDR4 SO-DIMM 3200 MHz
Armazenamento: 1 TB M.2 NVMe PCIe 3.0 SSD
Entradas: Jack 3,5mm, HDMI 2.0b, 3 x USB 3.2 Gen 1 Type-A, RJ45 LAN, Thunderbolt 4, Wi-Fi 6 (802.11ax), Bluetooth 5.1 (Dual band) 2*2
Peso: 2 Kg
Dimensões: 36,0 x 25,2 x 1,99 cm

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version