AMD irá lançar seis novas placas gráficas com o novo GPU NAVI 24

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 2 min
AMD

Várias fontes têm confirmado o futuro lançamento de um novo GPU da AMD, designado de Navi 24, que tem como nome de código “Beige Goby”. Este GPU, que terá apenas 16 unidades computacionais na sua variante máxima, terá disponíveis apenas 1024 processadores de Stream, 16 MB de Infinity Cache, 16 unidades de aceleração de Ray Tracing e um barramento de memória de 64-bit.

Ao todo, até ao momento, foram identificadas seis placas gráficas que irão usar este GPU, duas delas para computadores desktop e quatro na sua variante mobile. Nas variantes desktop, que foram identificadas através de patches lançados pela AMD para Linux, serão lançadas a Radeon RX 6500 XT e a Radeon RX 6400, diferenciando-se uma da outra pelo menor número de unidades computacionais na segunda, apenas 12, o que limitará o número de processadores de stream para 768.

Ambas as placas utilizarão 4 GB de memória GDDR6 a 14 Gbps, o que através do já referido barramento de 64-bits, dará origem a apenas 112 GB/s de largura de banda, metade da largura de banda disponibilizada pela actual placa gráfica de entrada da AMD, a Radeon RX 6600. Isto representará uma limitação clara de desempenho nos videojogos, pelo que terá que se contentar com definições gráficas intermédias caso deseje correr jogos mais exigentes a 1080p.

Nas variantes mobile, que por sua vez foram reveladas nos últimos drivers da AMD (21.40.1), serão lançadas duas versões profissionais, a Radeon Pro W6500M e a Radeon Pro W6300M, e as suas variantes equivalentes para gaming, a Radeon RX 6500M e Radeon RX 6300M. Ambas deverão usar o já referido GPU Navi 24, sendo espectável que o modelo de topo utilize a configuração máxima com as 16 unidades computacionais e os 1024 processadores de Stream. Todos estes GPUs devem ser apresentados no início do próximo ano, durante o CES 2022, sendo lançados no mercado logo após a revelação.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version