Alunos de Matosinhos foram ao CEiiA apresentar ideias para utilizar satélites como forma de “proteger” o planeta

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 2 min
©SpaceX

O CeiiA, a Portugal Space e a Ciência Viva promoveram um encontro entre o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e trinta alunos de Matosinhos.

Durante esta sessão, que teve como objectivo, «discutir a importância do sector espacial no futuro das novas gerações», os jovens apresentaram «soluções para os problemas do Planeta recorrendo a satélites no Espaço».

Entre as principais ideias, destacaram-se duas: usar satélites para «estimular a redução das emissões de CO₂» e «facilitar a gestão sustentável do território e evitar fogos florestais». Outro dos temas abordados foi o problema do lixo espacial, pela possibilidade de os destroços de antigos satélites caírem na terra.

©CEiiA | Manuel Heitor, à direita, ouviu as ideias de alunos de Matosinhos sobre a forma como os satélites podem ajudar a monitorizar o ambiente na Terra.

«Unir a ciência e a tecnologia à voz das comunidades mais jovens para dar resposta aos desafios que atualmente todos enfrentamos não é só necessário, é imperativo», lembrou Tiago Rebelo, director da unidade Oceano e Espaço do CEiiA.

Os assuntos levantados pelos alunos das escolas Augusto Gomes e José Gonçalves Zarco serão agora discutidos na Cimeira Ministerial da Agência Espacial Europeia, que vai ter lugar esta Sexta-Feira (19 de Novembro), no CEiiA.

Por: Ricardo Durand Editor
Seguir:
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo email rdurand@pcguia.fidemo.pt.
Exit mobile version