3DMark recebe ferramenta de benchmark de dispositivos de armazenamento

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 3 min

As unidades SSD são uma das melhores invenções dos últimos tempos, para quem utiliza computadores, ao permitirem reduzir o consumo energético, ao reduzir o tempo de acesso aos dados, e aumentar significativamente as taxas de transferência (tanto em leitura como escrita) face aos discos rígidos tradicionais (HDD). E isto sem contar com a maior robustez, já que não existe nenhum elemento mecânico no seu interior.

Até ao momento, os testes de benchmark existentes são claros em revelar as vantagens dos SSD face aos HDD, mas os valores revelados são essencialmente referentes às suas capacidades de largura de banda na leitura e escrita dos dados, ou seja, não existem dados em concreto que traduzam esses resultados em situações na vida real.

Foi a pensar nisso que a UL Benchmarks decidiu criar um novo teste, dentro da sua famosa aplicação de benchmarks 3DMark, designado de Storage Benchmark. Este teste consiste na simulação de vários cenários reais, sendo atribuída uma pontuação final, que permite assim comparar, de forma mais fidedigna, as diferentes soluções existentes no mercado, bem como permite determinar se o seu sistema está com problemas, e se pode ser melhorado.

Segundo o comunicado de imprensa da UL Benchmarks, o teste de armazenamento realiza a medição de vários jogos em situações onde os sistemas de armazenamento são mais utilizados, durante a fase de carregamento, e a salvar a progressão do jogo. Segue aqui a lista dos processos dos testes incluídos no novo Storage Benchmark do 3DMark:

  • Carregar o menu inicial do Battlefield V.
  • Carregar o menu inicial do Call of Duty: Black Ops 4.
  • Carregar o menu inicial do Overwatch.
  • Gravar uma partida de Overwatch a 1080p (a 60 FPS) com o OBS (Open Broadcaster Software).
  • Instalar o The Outer Worlds através da aplicação Epic Games.
  • Salvar a progressão de jogo de The Outer Worlds.
  • Copiar a pasta do Steam relativamente ao Counter-Strike: Global Offensive de um SSD externo para a unidade do sistema.

O novo teste de armazenamento do 3DMark está disponível gratuitamente para quem utilizar licenças profissionais do 3DMark, ou terá um custo de $2.99 para os utilizadores da versão 3DMark Advanced, estando o mesmo disponível através do Steam, bem como da própria página da UL Benchmarks.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version