TP-Link Archer AX20

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 2 min

Há pouco tempo, analisámos o Archer AX3000 um router Wi-Fi 6 para o segmento de entrada no mercado do material de rede doméstico. Agora vamos olhar para o Archer AX20. Por fora, os dois routers são exactamente iguais. A nossa opinião acerca do design mantém-se: apesar de ocupar muito pouco espaço no local de instalação, o aspecto é o de um hardware que dá a ideia de ser antigo.

Na parte de trás estão cinco entradas RJ-45 (uma WAN e quatro LAN) para a ligação de dispositivos por cabo a velocidades gigabit; está também presente uma entrada USB para a ligação de unidades de disco ou de impressoras. À frente estão os habituais LED que servem para indicar a actividade do router. O Archer AX20 tem um processador de quatro núcleos que funciona a 1,5 GHz e, segundo a TP-Link, este router permite ter mais dispositivos ligados simultaneamente a velocidades mais altas.

No campo do software, o AX20 inclui essencialmente as mesmas tecnologias do AX3000: firewall e o sistema de encriptação WPA 2 e 3.

Este router também pode ser integrado numa rede Wi-Fi Mesh. Estas redes usam vários dispositivos para distribuir o sinal de rede pelas várias áreas de uma casa, usando um sistema de gestão automático, que permite aos utilizadores andarem por todo o lado sem terem de definir várias redes diferentes.

Em termos de velocidades, fizemos os mesmos testes ao AX20 que já tínhamos feito ao Archer AX3000 e os resultados foram consistentes com os anteriores. Cerca de 685 Mbps de download e 200 Mbps de upload, a partir da Internet. Já no tráfego dentro da rede, conseguimos cerca de 1,9 Gbps numa transferência de ficheiros entre dois computadores portáteis.


Distribuidor: TP-Link

Preço: €84,90


Ficha Técnica

Normas Wi-Fi suportadas: IEEE 802.11ax/ac/n/a
Processador: Quatro núcleos a 1,5 GHz
Ligações: RJ-45 WAN, 4 x RJ-45 LAN, USB 2.0


Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version