Revelada ligação de alimentação PCIe 5.0 para placas gráficas até 600W

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 2 min

Na semana passada ficámos a saber da vontade da Nvidia em lançar uma nova placa gráfica topo de gama, a futura GeForce RTX 3090 Ti, que além de ser o modelo mais potente de sempre, irá estrear um novo tipo de conector designado de 12 contactos. Porém, está prevista a revelação da nova ligação 12BHPWR, que deverá ser a ligação universal para alimentação de placas gráficas, segundo a futura norma PCI-Express 5.0, que deverá ser revelado no próximo mês.

Este conector, que foi revelado pela página Igor’s Labs, utilizará um total de 16 ligações, doze principais de 9.5A cada, para um total de 55.2A, e quatro adicionais que terão como finalidade gestão de sinal. Com um nível de resistência máximo de 6 mΩ, esta ligação poderá comportar até 662W de potência, um valor significativamente superior aos actuais 150W suportados pelas actuais ligações PCIe de quatro ligações, ou 75W das ligações PCIe de três ligações.

Igor’s Lab

Esta ligação não será compatível com as actuais ligações PCIe 2×3 e 2×4 de 12V, pelo que será provável que não vejam a ser criados adaptadores para a nova ligação, muito por culpa das diferenças em termos de requisitos energéticos. A confirmar-se a ligação que será utilizada pela futura RTX 3090 Ti, a Nvidia deverá ser o único fabricante a usar o conector revelado, que certamente terá o mesmo fim que a ligação Virtual Link da Nvidia, que acabou por não ser adoptado por ninguém.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version