Huawei MateView

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

Há algum tempo que não via um monitor tão bem acabado e com soluções técnicas que não são muito habituais em monitores para PC. O MateView tem um ecrã LCD de 28 polegadas, capaz de reproduzir imagens a 4K a 60 Hz. No que respeita a entradas, temos duas USB Type-C (uma para ligar o transformador), mais duas USB Type-A, uma HDMI 2.0 e uma Mini DisplayPort (está incluído um cabo de ligação DisplayPort para Mini DisplayPort). O monitor conta ainda com uma jack de 3,5 mm para ligar auscultadores. Mas as ligações não ficam por aqui, já que também podemos emparelhar dispositivos sem fios. Se tiver um smartphone Huawei, basta encostá-lo à base para fazer a ligação automaticamente, um recurso que também funciona com dispositivos de outras marcas. Pode ainda ligar um rato e teclado ao monitor através de Bluetooth para que possa controlar um smartphone ou o computador. O ecrã pode ajustado em altura até um máximo de onze centímetros, para que fique sempre à altura dos olhos.

Uma das coisas de que mais gostei foi do sistema de acesso às definições do monitor. Não sei porquê, mas a maioria dos fabricantes metem os controlos em zonas de difícil acesso e organizam-nos de forma a ser complicado de navegar facilmente pelos menus. O MateView tem uma barra sensível ao toque na parte de baixo que permite alternar muito facilmente pelos menus e escolher as opções que o utilizador quiser. Se não souber o que fazer, também há um sistema de ajuda que aparece no ecrã cada vez que a barra é utilizada.

Todas as entradas estão na base, o que faz com que fiquem sempre à mão: aquelas que usamos menos, como a de energia e as das ligações físicas ao computador, estão na parte de trás, e as que se usam mais, como as USB, estão do lado direito do suporte.

Em termos de qualidade de imagem, o MateView oferece cores um pouco mais saturadas do que gostaria, mas não é nada que não se consiga afinar. Também não se notam quaisquer artefactos em imagens mais rápidas, como em jogos.

No que respeita à qualidade da ligação sem fios, há uma redução de resolução, mas a transmissão é feita sem cortes e o áudio mantém-se sincronizado com o vídeo.


Distribuidor: Huawei

Preço: €649


Ficha Técnica

Ecrã: IPS, 28,2 polegadas, HDR 400, 60 Hz
Resolução: 3840 x 2560
Contraste: 1200:1
Ligações: USB-C (alimentação), USB-C (imagem, transferência de dados, carregamento), 2 x USB-A 3.0, HDMI 2.0, MiniDisplayPort, (DP1.2), jack 3,5 mm, IEEE 802.11a/b/g/n/ac, Bluetooth 5.1
Multimédia: microfone, colunas de 5 W


Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version