Como enviar anexos pesados por e-mail

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 5 min

Sempre que enviamos uma fotografia ou um vídeo por e-mail (com um ficheiro de texto, será mais simples), podemos ter uma surpresa assim que o anexamos: o nosso serviço de correio electrónico vai, muito provavelmente, bloquear o upload devido às limitações impostas a anexos pesados. Por exemplo, o Outlook mete um travão aos 34 MB e o Gmail aos 25. Contudo, há sempre a opção de fazer o upload para um serviço de cloud (como o Dropbox ou o próprio Google Drive), mas para alguns utilizadores isto pode não ser muito intuitivo. A nossa sugestão é usar o programa gratuito de compressão PeaZip que vai criar um ficheiro mais leve e que vai poder enviar por e-mail.

1 – Descarregue o PeaZip em peazip.github.io (pode optar entre a versão portátil e a instalável no Windows). Escolha a opção ‘Standard installation’ para que as funções desta app sejam adicionadas ao menu que aparece sempre que carregamos num ficheiro com o botão direito do rato. Também podemos activar os formatos que queremos que o PeaZip abra, por defeito. Aqui, seleccionámos todos, excepto o ZIP, uma vez que o Windows lida bem com este tipo de ficheiros compactados.

2 – Queremos enviar por e-mail uma fotografia panorâmica bastante pesada. O arquivo tem 39,9 MB, o que significa que é muito grande para enviar com qualquer um dos principais fornecedores de e-mail. Portanto, vamos ter de comprimir o arquivo antes de o mandar. Podemos fazer isto com o formato ZIP no Explorador do Windows, mas o PeaZip é melhor para este tipo de objectivo, uma vez que consegue fazer uma redução maior.

3 – Navegue até a pasta onde está o ficheiro que quer enviar por e-mail e clique com o botão direito do rato em cima deste. No menu que aparece, escolha PeaZip e ‘Add to archive’. Também é possível adicionar vários ficheiros ao mesmo ZIP: seleccione-os a todos e clique com o botão direito do rato. O PeaZip abre e mostra os ficheiros seleccionados na parte superior. Se quiser adicionar mais arquivos, basta arrastá-los para esta secção. Para remover um ficheiro, seleccione-o e carregue em ‘Del’.

4 – O PeaZip permite escolher entre vários formatos de compressão. A vantagem do ZIP é que qualquer pessoa que o receber será capaz de extrair o conteúdo sem ter de instalar software adicional, uma vez que o Windows pode ser usado para este fim. No entanto, o formato 7Z gera tamanhos de ficheiros muito mais pequenos, por isso será a nossa escolha. Para reduzir ainda mais o tamanho, vamos seleccionar o método de compactação ‘Ultra’ do 7Z, um pouco mais demorado mas com bons resultados.

5 – No PeaZip é possível proteger os ficheiros com uma password. Podemos pedir ao programa para gerar uma palavra-passe segura no menu ‘Tools’ > ‘Create random password / key’. O PeaZip define o seu tamanho-padrão para doze caracteres. Clique em ‘Create random password’, e faça ‘Ctrl + C’ para a copiar, antes de clicar em ‘Close’. Agora, clique em ‘Enter password / keyfile’ e cole-a (‘Ctrl + V’) nas duas caixas que aparecem.

6 – Depois de confirmar o nome dado ao ficheiro compactado e o local onde fica guardado, clique em ‘Ok para que o PeaZip crie o ficheiro 7Z. No nosso caso, conseguimos “emagrecê-lo” para apenas 9,1 MB. Aqui, tenha em atenção uma coisa – o nível de redução dos seus ficheiros depende do formato: JPEG, MP3 e a maioria dos outros ficheiros multimédia já estão compactados, portanto, adicioná-los a um arquivo PeaZip, provavelmente, não vai baixar muito o seu peso.

7 – Para extrair o ficheiro da pasta compactada, será preciso clicar com o botão direito do rato, escolher ‘Extrair’ para um local do disco e clicar em ‘Ok’. Quem receber este ficheiro terá de ter o PeaZip instalado ou outra app compatível com 7Z. Além disso, se tiver definido uma password, será necessário inseri-la antes de extrair o conteúdo. Para maior segurança, pode enviar a palavra-passe ao destinatário por e-mail de forma separada, por SMS ou WhatsApp.

Por: Ricardo Durand Editor
Seguir:
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo email rdurand@pcguia.fidemo.pt.
Exit mobile version