Autel lança novo drone EVO Nano+ de 249 gramas

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 3 min

A Autel Robotics anunciou o lançamento de duas novas gamas de drones, os novos EVO Nano e o EVO Lite. A primeira série incluí o novo EVO Nano+, o primeiro drone de entrada de gama, abaixo das 250 gramas, a dispor de um sistema de sensores de obstáculos, solução anteriormente apenas disponível em modelos de segmentos superiores.

O Autel EVO Nano+ inclui um estabilizador de imagem de três eixos, acompanhado por um sensor de imagem CMOS RYYB de 1/1.28 polegadas capaz de captar imagens a 50 MP, tendo este uma abertura f/1.9, ideal para captar imagens com melhor qualidade em situações com uma má iluminação ambiente. O sistema de focagem PDAF e CDAF permite a focagem de objectos em movimento.

Já o Autel EVO Nano destaca-se por usar um estabilizador de imagem de três eixos equipado com um sensor de imagem CMOS de 1/2 polegadas e 48 MP, sendo este capaz de captar vídeo em resolução 4K com HDR a 30 fotogramas por segundo. Este modelo utiliza a tecnologia Autel SkyLink, uma ligação proprietária que garante um alcance máximo de 10 km, graças à utilização das bandas de 2.4, 5.2 e 5.8 GHz, permitindo ao mesmo tempo a transmissão de vídeo, em tempo real, com uma qualidade de 2.7K a 30 fps, sem interferências.

Igualmente relevante é o lançamento da nova tecnologia SonarSound, que permite usar um microfone no controlo remoto, que permite captar o som ambiente e vozes no solo, podendo esse áudio ser combinado com o vídeo captado pelo drone. A bateria garante uma autonomia de 28 minutos por carga. Igualmente revelado foi a nova série Autel EVO Lite, série essa constituída por modelos com 820 gramas, que oferecem capacidades impressionantes para um drone tão compacto.

O modelo base, designado de Autel EVO Nano Lite utiliza um estabilizador de imagem de quatro eixos, que tem como função estabilizar o sensor CMOS RYYB de 1/1.28 polegadas de 50 MP, sendo este sensor capaz de captar vídeo 4K com HDR a 30 fotogramas por segundo. Já o Autel EVO Nano Lite+ diferencia-se por incluir um sensor CMOS de uma polegada de 20 MP, com abertura variável f/2.8 a f/11, e a possibilidade de captação de vídeo 6K a 30 fps.

Ambos os Autel EVO Nano Lite e Lite+ também utilizam a tecnologia de transmissão SkyLink de tripla banda (2.4, 5.2 e 5.8 GHz), que garante neste caso um alcance de 12 km, a tecnologia SonarSound, um sistema de detecção de obstáculos de três vias, e uma impressionante bateria que garante 40 minutos de autonomia. Não existem ainda valores nem data prevista de chegada ao mercado português.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version