AMD confirma que o Windows 11 reduz o desempenho dos seus processadores

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

Se tem um processador AMD e já fez a actualização para o novo Windows 11, pode ter notado que o seu sistema parece não ter o desempenho que já teve. Não há a certeza de que estes problemas de desempenho foram detectados durante a fase de testes do novo sistema operativo, mas a AMD já veio confirmar que os processadores da gama Ryzen e EPYC são afectados por dois problemas, que reduzem o desempenho no Windows 11.

O primeiro destes problemas envolve a latência da cache L3, que pode aumentar três vezes quando comparada com o mesmo sistema a trabalhar com o Windows 10. Em resultado disto, as aplicações que são mais sensíveis aos tempos de acesso à memória (como por exemplo jogos), podem ser afectadas, resultando numa redução de desempenho entre 3 e 5 por cento. Contudo, a AMD diz que o impacto no desempenho pode mesmo chegar aos 15 por cento em jogos mais usados em eSports.

O outro problema no Windows 11 não permite a escolha correcta do núcleo de processamento preferido, (leia-se mais rápido) no processador. Segundo a AMD, as aplicações que são mais sensíveis ao desempenho de uma ou várias threads do processador, pode sofrer uma redução de desempenho. Esta degradação no desempenho nota-se mais em processadores com TDP de mais de 65 W, com mais de 8 núcleos físicos.

Embora estas notícias não sejam um bom começo na relação do Windows 11 com os processadores AMD, a empresa diz que vai disponibilizar correcções para os dois problemas até ao final deste mês. A correcção para o problema com a cache L3 será distribuída através do Windows Update e a AMD vai distribuir directamente a correcção para o problema com a escolha do núcleo preferido.

Estes bugs afectam toda a gama de processadores AMD, suportados pelo Windows 11. Isto afecta os processadores baseados na tecnologia Zen+, Zen 2 e Zen 3, nas famílias Ryzen, Ryzen Threadripper e EPYC.

Felizmente, estes problemas foram detectados no início da distribuição do Windows 11, por isso o impacto deve ser mínimo. O Windows 11 começou a ser distribuído esta semana e a Microsoft diz que a maioria dos sistemas com Windows 10 deve receber o Windows 11 até ao final do segundo trimestre do próximo ano.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version