Utilizadores descobrem falhas na montagem das suas placas gráficas

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 3 min

A elevada procura e a falta de disponibilidade de placas gráficas tem levado a que os fabricantes se tenham começado a relaxar, no que toca ao controlo de qualidade dos seus produtos. Esta situação, infelizmente, acontece em diversos mercados, mas não deveria acontecer em produtos que têm um preço tão elevado, e onde essas falhas no controlo de qualidade podem levar à morte prematura dos componentes.

Segundo algumas publicações em fóruns de informática e junto do Reddit, são vários os casos de utilizadores que, ao depararem-se com valores de temperatura excessivos, decidem investigar e descobrir a causa do problema. Para tal, ignoram o aviso da garantia, e decidem remover os dissipadores, altura em que se deparam com essas falhas no controlo de qualidade.

Conforme poderá verificar das fotografias publicadas, já foram registados casos em que uma Asus GeForce RTX 3080 Ti TUF Gaming OC veio sem um adesivo térmico em quatro dos oito módulos de memória, o que fez com que as temperaturas das mesmas chegassem aos 110ºC. Após a aplicação de um adesivo térmico apropriado, as temperaturas nunca mais excederam os 80ºC.

Mas não são só os parceiros que falham, os fabricantes principais, como a Nvidia, também têm falhado, como foi o caso desta GeForce RTX 3080 Founders Edition, em que o adesivo térmico das memórias, para além de ser de má qualidade, estava aplicado entre os chips de memória e o GPU, o que acabou por aumentar significativamente a temperatura de funcionamento do GPU. Já no segundo caso, uma GeForce RTX 3090 Founder Edition, foi encontrado um dedal de latex de um trabalhador junto aos adesivos térmicos, o que fez com que a placa gráfica estivesse com as memórias constantemente nos 110ºC.

Mas estes casos não acontecem apenas em placas gráficas da Nvidia, sendo esta PowerColor um claro exemplo de falta de controlo de qualidade, ao deixarem as películas de protecção dos adesivos térmicos nos mesmos. Felizmente, neste caso em concreto, o utilizador apercebeu-se a tempo, durante a montagem da placa no seu PC, e decidiu investigar, em vez de simplesmente enviar a placa para garantia, não fosse correr o risco de ficar mais uns meses sem placa gráfica.

 

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Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
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