Nova norma USB-C R2.1 permitirá carregamentos até 240W

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 2 min

A norma USB-C foi recentemente actualizada, com a introdução das novas normas implementadas, de onde o grande destaque vai para a velocidade de carregamento, que passará a ser fixa (modo de voltagem fixa), ou ajustável de acordo com o transformador e o tipo de cabo utilizado (modo ajustável ou programável).

Seja qual o modo escolhido, através da nova norma USB-C R2.1 (revisão 2.1), passará a ser possível carregar dispositivos usando uma voltagem de 5V, 9V, 15V ou 20V, usando uma corrente que pode ser de 3A ou 5A, podendo esta atingir os actuais 100W (20V a 5A), usando os actuais cabos USB-C existentes.

Se usar os novos cabos EPR (Extented Power Range), passam a ser disponibilizados novas combinações de voltagem, como os 28V, 36V e 48V que, quando associados a uma corrente de 5A, permitirá atingir os 240W de potência de carregamento. Isto permitirá alimentar computadores portáteis de gaming, com placa gráfica dedicada, com um simples cabo USB-C (EPR).

Estes cabos USB-C EPR utilizarão um controlador nas fichas, que permitirá que os sistemas (como dispositivo e respectivo transformador) identifiquem o mesmo, activando os modos de carregamento mais potente. Estes deverão ser compatíveis com a futura norma USB 4, e deverão usar controladores e circuitos electrónicos que consigam lidar até um valor máximo de 63V.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version